Internacional Titulo
Novo presidente da Bolívia tomará posse descalço e vestido de índio
Da AFP
13/01/2006 | 21:43
Compartilhar notícia


O presidente eleito da Bolívia, Evo Morales, tomará posse no dia 21 de janeiro descalço e usando trajes indígenas, em uma cerimônia mítica ancestral nas ruínas de Tiawanacu. Segundo o programa da solenidade, que precederá a cerimônia oficial de posse, Morales assumirá um compromisso com Pachamama (mãe terra) e Tata Inti (pai sol), em um ritual sobre uma mesa.

A cerimônia oficial de posse será no dia 22 de janeiro, no Palácio Legislativo de La Paz, com a participação de chefes de Estado e de governo, reis, ministros e delegados de organismos internacionais. Depois disso, o presidente andará descalço sobre a pirâmide Akapana, enterrada no sagrado templo de Kalasasaya, onde receberá o bastão de comando na terra dos povos originários dos Andes bolivianos.
 
Após a posse, Morales oferecerá a seus convidados um ajpati, comida andina a base de raízes, carne bovina, carne de lhama, peixe, queijo e pimenta.

"Esta cerimônia não reconhecerá apenas o poder político que passará a ter Evo Morales, mas também seu caráter religioso e seu compromisso em trabalhar pelo bem coletivo", disse o antropólogo Carlos Osterman.
 
A cerimônia em Tiawanacu será assistida por cerca de 10 mil nativos bolivianos e peruanos, e será coberta por mais de mil jornalistas de todas as partes do mundo.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;