Esportes Titulo
Clube corre atrás de outro tri
Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
06/09/2006 | 23:16
Compartilhar notícia


O São Paulo começa diante do Boca Juniors quinta-feira à noite, em Buenos Aires, a busca por mais um tricampeonato em sua história. O campeão sul-americano e mundial interclubes de 2005 tenta o terceiro título da Recopa Sul-Americana, duelo de duas partidas entre os campeões da Libertadores e da Sul-Americana.

A primeira conquista ocorreu em 1993, quando o vencedor da Libertadores da temporada anterior jogava com o ganhador da Copa Conmebol, hoje extinta e antecessora da Copa Mercosul (também encerrada) e da Sul-Americana.

O São Paulo venceu o Cruzeiro nos pênaltis (4 a 2), em setembro de 1993, no Mineirão. Um dos pênaltis desperdiçados pelo Cruzeiro foi cobrado por Ronaldo, então no começo da carreira, com 17 anos, e há pelo menos uma década o Fenômeno do Barcelona, Internazionale e Real Madrid. Na ocasião, Ronaldo começava a virar celebridade ao marcar um gol sobre o Bahia, após distração do goleiro uruguaio Rodolfo Rodriguez, que havia jogado pelo Santos.

Em 1994, o bicampeonato foi conquistado com mais facilidade. O São Paulo derrotou o Botafogo-RJ em Kobe (Japão), no dia 3 de abril. Leonardo (hoje dirigente do Milan), Guilherme e Euller marcaram para o São Paulo. Roberto Cavalho, que treinou o Santo André no começo de 2006, fez o gol do Botafogo-RJ.

Na ocasião, o São Paulo, treinado por Telê Santana, que morreu em abril último, viveu a melhor fase desde a fundação. Além da Recopa, ganhou a Supercopa dos Campeões da Libertadores da América, duas Libertadores e ainda duas edições do Mundial Interclubes, sobre o Barcelona em 1992 e o Milan em 1993, conquistas repetidas com o técnico Paulo Autuori, hoje no Japão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;