Política Titulo
PSDB pede convocação de ministro da Justiça, Márcio Thomas Bastos
Da Agência Brasil
20/06/2005 | 21:38
Compartilhar notícia


O líder do PSDB na Câmara, deputado Alberto Goldmann (SP), apresentou ao plenário da Casa requerimento de convocação dos ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Félix. O pedido foi feito após a divulgação pelo PT, no sábado, de nota em que atribuiu a setores da oposição o surgimento das recentes denúncias de corrupção nos Correios e na Câmara dos Deputados, com o objetivo de "desestabilizar o governo de forma artificial e irresponsável".

Goldmann defende que os ministros compareçam à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara para esclarecer se têm conhecimento de fatos que representem riscos às instituições democráticas na atual conjuntura. "Nós queremos saber de parte do próprio governo se eles estão vendo isso, ou se é uma atitude intimidatória do PT, simplesmente para botar uma cortina de fumaça, para que nós não cheguemos a fundo nas investigações que mostram a corrupção no governo", enfatizou. Segundo o líder do PSDB, a oposição não vai se intimidar diante da ameaça manifestada na nota como disposição do PT de "denunciar com vigor a tentativa desestabilizadora e antidemocrática".

Alberto Goldmann também disse que vai pedir aos presidentes da Câmara e do Senado, Severino Cavalcanti (PP-PE) e Renan Calheiros (PMDB-AL), que levem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a sugestão para convocação imediata do Conselho da República – órgão de assessoramente especial do presidente da República, previsto na Constituição, e que pode ser convocado para se pronunciar sobre questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas.

Integram o Conselho, além do presidente, o vice-presidente da República, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, os líderes da maioria e da minoria na Câmara e no Senado, o ministro da Justiça, além de seis cidadãos brasileiros natos com mais de 35 anos – dois nomeados pelo presidente, dois eleitos pelo Senado e dois eleitos pela Câmara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;