Automóveis Titulo
Yamaha XTZ 125 E e Honda NXR 125 Bross ES concorrem para conquistar o público
Por Norberto Soares
Da Agência AutoInforme
15/07/2003 | 20:25
Compartilhar notícia


Se você está em dúvida sobre qual das trail de baixa cilindrada escolher, prepare-se para gastar algum tempo para avaliar bem suas reais necessidades. O teste comparativo entre a Honda 125 Bross ES e a Yamaha XTZ 125E mostra que as semelhanças são tantas que a definição da escolha entre uma e outra fica nos detalhes. Até parece duelo de repentista. Quando uma canta vantagem sobre algum aspecto, a outra rebate atraindo atenção para outro detalhe. Quer ver? A Honda tem visual mais agradável, mas a Yamaha tem freio a disco na frente.

Lançada em setembro de 2002, a Yamaha XTZ 125 E trouxe novos ares para o seguimento on-off road de baixa cilindrada. Além do motor de quatro tempos veio com roda dianteira com aro de 21 polegadas e freio a disco. Outra boa novidade foi a suspensão traseira Active Monocross, com um amortecedor com mola a óleo e gás que apresenta curso de 180 mm.

Os dois modelos oferecem praticamente a mesma posição de comando. A Yamaha XTZ 125E, apesar da baixa velocidade final no asfalto, agrada pela maciez dos comandos e é mais ágil e fácil de conduzir no dia-a-dia. A Honda Bross 125 vende uma aparência mais sofisticada e é mais confortável graças ao banco que, além de anatômico, é mais largo e tem dois níveis para o condutor e garupa.

A Honda 125 Bross é menor do o modelo Yamaha e também oferece amortecedor único na suspensão traseira, com 150 mm de curso, enquanto o da Yamaha tem 180 mm. O modelo da Honda passa mais as vibrações do motor, uma característica da concepção do seu motor, que privilegia a durabilidade e o baixo custo de manutenção.

Em quase todos os outros itens elas se repetem. No painel de instrumentos oferecem apenas o básico com como velocímetro, hodômetros, farol alto, pisca e neutro, e só. Alças de apoio para o garupa, defletores laterais e câmbio de 5 velocidades também são comuns aos dois modelos.

Em economia de combustível, elas se equivalem: a Honda 125 Bross fez 32,75 km/l na cidade e 28,75 km/l na estrada (média de 30,5 km/l), enquanto a Yamaha XTZ 125 E registrou 30,9 km/l na cidade e 29,15 na estrada (média de 30,0 km/l). Com tanque para 12 litros, a Honda leva vantagem na autonomia pois o da Yamaha comporta 10,6 litros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;