Economia Titulo
APL de Móveis vai renovar convênio com o Sebrae
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
02/04/2008 | 07:13
Compartilhar notícia


Fabricantes de móveis do Grande ABC e da Capital estão prestes a renovar convênio com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para o apoio da entidade ao projeto APL (Arranjo Produtivo Local) da Região Metropolitana, que se destina ao desenvolvimento de ações para a melhoria da competitividade do setor.


O Sindimov/SP (Sindicato da Indústria do Mobiliário de São Paulo) e o SimABC (Sindicato da Indústria de Móveis de São Bernardo e Região) entregam hoje proposta para a renovação, que ainda passará por uma etapa de análise. “Mas há interesse em dar continuidade ao projeto”, garantiu a gerente do Sebrae no Grande ABC, Josephina Cardelli.

Com orçamento estimado em R$ 4 milhões pelos próximos dois anos (2008 a 2010), o convênio – no qual o Sebrae entra com 50% dos recursos – deve fortalecer uma experiência que existe desde 2004 e que tem rendido frutos. Exemplo: de 2005 a 2007 as indústrias participantes tiveram crescimento médio de 24% em faturamento.

O APL de Móveis consiste em um núcleo de 60 fabricantes (metade delas do Grande ABC), que desenvolve ações conjuntas, com o apoio dos sindicatos e do Sebrae. Recebem consultorias, participam de cursos de capacitação e de feiras do setor, por exemplo.

Uma das integrantes, a R&C Design e Mobiliário, de Santo André, dos sócios Valter Corrêa e José Luiz Rodriguez, vem em ascensão. “Às vezes, a gente tinha a pretensão de criar, mas faltava o maquinário. Agora, produzimos peças que antes não conseguíamos, por meio de parcerias com empresas do grupo”, afirma Corrêa. A R&C cresceu 15% em vendas em 2007 frente a 2006.

Outro empresário, Henry Ishida, da Tirmis, de São Bernardo, destaca que a participação no APL foi um dos fatores que permitirão triplicar o faturamento em 2007. “O mercado da construção se aqueceu e fechamos pedidos grandes. Mas a capacitação e as parcerias ajudaram”, diz.

O presidente do SimABC, Hermes Soncini. afirma ainda que os frutos da experiência não se limitam ao grupo de 60 fabricantes. “O programa identifica necessidades e oferece soluções. Transmitimos isso para o restante da categoria”, comenta.

MOVELARIA

Além da entrega da proposta de renovação do convênio, o evento hoje em São Paulo servirá para o lançamento da associação Movelaria Paulista, que vai reunir as empresas participantes do grupo do APL.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;