Esportes Titulo
Brasil é pentacampeão pan-americano de handebol feminino
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
04/05/2003 | 21:06
Compartilhar notícia


O Brasil manteve a tradição de melhor seleção de handebol feminino do continente e domingo, no Poliesportivo de São Bernardo, garantiu seu quinto título pan-americano ao golear a Argentina por 39 a 12. Com o resultado, as brasileiras conquistaram uma das vagas para o Campeonato Mundial da Croácia e se firmaram, definitivamente, como favoritas para a conquista da medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em agosto, que vale a classificação para a Olimpíada de Atlanta. Para coroar o título brasileiro, a pivô Juceli foi eleita a melhor jogadora do Pan e a armadora Chicória foi a artilheira com 29 gols.

Após uma campanha tranqüila, numa seqüência de goleadas na fase de classificação e semifinais, a Seleção Brasileira levou susto no início da decisão contra a sua maior rival, pois foi a Argentina quem abriu o placar. Entretanto, durou pouco a apreensão da equipe e da torcida que lotou o Poliesportivo (o público estimado foi de 4,5 mil pessoas). Aos 3 minutos, Juceli empatou, e aos 6, a ponta-direita Célia virou o jogo. Daí para frente, só deu Brasil, que liqüidou o primeiro tempo com uma vantagem de 19 a 4.

Na segunda etapa, o Brasil ampliou a vantagem e as argentinas, com a derrota iminente, começaram a bater. Duas jogadoras – Guadalupe e Paula – foram excluídas do jogo por cartão vermelho. “Eu esperava um jogo mais duro, com elas batendo desde o início, mas isso começou a acontecer apenas nos minutos finais”, disse a ponta Célia.

Com a vantagem no marcador e o título praticamente assegurado, a Seleção Brasileira passou a trabalhar para que Chicória fosse a artilheira da competição. “Eu não sabia que eu estava na briga pela artilharia. Quando faltavam 10 minutos para o fim do jogo, me avisaram que eu precisava de mais dois gols. Voltei para a quadra e passei a buscar esta marca”, afirmou.

Na opinião de Chicória, o resultado do Pan-Americano de São Bernardo credencia o Brasil para a conquista do primeiro lugar no em Santo Domingo. “Deu para conhecer bem as adversárias. Podem esperar pelo ouro.” O presidente da CBHb (Confederação Brasileira de Handebol), Manoel Luiz Oliveira, fez coro com a jogadora. “Só faltou aqui em São Bernardo jogarmos com o México – a seleção não veio por problemas financeiros –, mas estamos cansados de ganhar. ”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;