Diarinho Titulo Nos programas
Sempre fez sucesso na TV
Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
24/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Um dos primeiros bonecos criados para a TV foi o norte-americano Howdy Doody, marionete que nasceu no rádio e estrelou programa na telinha com seu nome em 1947. Foi criado por Frank Paris. Tinha pintinhas no rosto, cabelo ruivo e roupinha xadrez.

Os bonecos ganharam grande destaque na telinha com o trabalho de Jim Henson, que desenvolveu os personagens do programa Sam And Friends, de 1955. Em 1969, o artista foi convidado para elaborar a turma de Vila Sésamo que, até então, tinha apenas humanos. A atração infantil ganhou versão brasileira em 1972. O sucesso do trabalho de Jim foi tanto que elaborou o próprio programa: Os Muppets, na década de 1970.

Na Europa, um dos personagens mais populares, que também conquistou o Brasil, foi o ratinho italiano Topo Gigio, feito por Maria Perego, em 1958.

 

Saiba mais

Além de Vila Sésamo, o programa infantil Bambalalão, da TV Cultura, foi um dos primeiros no Brasil a usar bonecos que contracenavam com atores. Foi ao ar entre 1977 e 1990. Também fez muito sucesso.

Júlio, protagonista do Cocoricó, da TV Cultura, foi criado em 1989 para um programa especial de Natal, chamado Um Banho de Aventura. Foi convidado para voltar ao ar em 1996, para estrelar as aventuras com a turma da fazenda.

O Louro José é um dos bonecos mais populares da telinha. Está no ar desde 1997 ao lado da apresentadora Ana Maria Braga, que não se importa em dividir a atenção do público com o papagaio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;