Política Titulo
Legistas divergem sobre morte de investigador
Do Diário do Grande ABC
23/11/1999 | 17:13
Compartilhar notícia


O laudo que apontará a causa da morte do investigador Luiz Roberto Lopes deverá ser divulgado nesta quarta-feira. Até esta terça-feira, porém, legistas de Campinas e da capital ainda estavam divididos entre a versao oficial, que sustenta a tese de suicídio, e a hipótese de homicídio. O investigador foi citado pela CPI do Narcotráfico e deveria prestar depoimento na próxima sexta-feira, em Brasília.

O diretor do IML de Campinas, Ivan de Mello Pompeo Piza, diz que a trajetória da bala dentro do corpo do investigador é o principal indício de que Lopes pode ter sido assassinado. De acordo com o legista, que participou da necrópsia com peritos do IML de Sao Paulo, o tiro foi dado de frente para trás, de cima para baixo, e da direita para a esquerda. O disparou atravessou o pulmao esquerdo, provocando morte por hemorragia.

De acordo com Piza, a bala entrou na "regiao mamária esquerda no segundo arco costal" e saiu na "regiao infra-escapular esquerda". O diretor do IML de Campinas disse que a trajetória do projétil determina uma "inclinaçao acentuada". Segundo ele, a inclinaçao e a direçao da bala sao incompatíveis com a posiçao da mao de quem desejasse se matar com um tiro no peito.

"Acho precipitado afirmar que foi homicídio" disse o diretor do Núcleo Clínico do IML de Sao Paulo, Paulo Vasques. Ele nao concorda inteiramente com a interpretaçao de Piza. Segundo Vasques, a trajetória do projétil constatada no corpo do investigador é compatível com a posiçao de alguém que pretendesse atirar contra o próprio peito.

"A inclinaçao do tiro pode variar conforme a posiçao do corpo", explica. Segundo Vasques, o laudo final levará em conta outros fatores, além da trajetória da bala. Um deles, é o exame residuográfico, capaz de revelar resíduos de pólvora na mao do investigador. Se esse exame der positivo, será um elemento a mais para confirmar a versao de suicídio. A perícia também verifica a existência da chamada "zona de esfumaceamento", que determina a distância da arma no momento do disparo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;