Internacional Titulo
Pesquisa revela imagem dos Estados Unidos no mundo
Da AFP
24/07/2007 | 21:24
Compartilhar notícia


Segundo pesquisa publicada nesta terça-feira pelo centro de pesquisa americano Pew, os Estados Unidos são considerados o mais próximo aliado por 19 países e como a maior ameaça em outros 17. O instituto realizou uma sondagem em 47 países para conhecer as grandes tendências do mundo em 2007.

Os Estados Unidos são considerados o mais próximo aliado pela maioria de israelenses ouvidos (87%), por sul-coreanos (75%), japoneses (74%) e canadenses (69%). Por outro lado, são vistos como a maior ameaça para seu país pelos bengaleses (72%), chineses (66%), turcos (64%) e paquistaneses (64%).

Várias nações da América Latina também vêem no grande vizinho do norte uma ameaça, como é o caso da Venezuela, onde 54% das pessoas ouvidas citam os Estados Unidos como ameaça, seguindo-se a Argentina (52%), o Brasil e a Bolívia (45%). Cerca da metade dos russos (49%) estimam que os Estados Unidos representam uma séria ameaça.

Já nos Estados Unidos, a população considera aliados a Grã-Bretanha, o Canadá e a Alemanha, e que as piores ameaças para seus interesses são o Irã, o Iraque e a China. Apenas 5% dos americanos citam a Al Qaeda como o maior perigo para seu país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;