Internacional Titulo
Fome mata 200 pessoas por dia em Angola
Do Diário do Grande ABC
03/02/2000 | 15:47
Compartilhar notícia


Cerca de 200 pessoas morrem de fome todos os dias em Angola, onde os conflitos armados puseram fim às atividades agrícolas, segundo autoridades regionais.

"A escalada na guerra civil fez a situaçao precária de comida na regiao só piorar", informou a Comunidade para o Desenvolvimento do Sul da Africa (SADC) em um comunicado publicado esta semana.

"A guerra civil fez 2 milhoes de refugiados, um sexto da populaçao, provocando a morte de 200 pessoas por dia de fome", acrescentou a SADC com sede em Harare, no Zimbábue.

Ressaltando a "crescente crise humanitária", o comunicado condenou ainda o aumento do uso de minas e da violência contra civis.

O informe também revelou que cerca de três milhoes de pessoas nao têm qualquer acesso às provisoes emergenciais de comida.

Nesses últimos meses, a luta armada foi intensificada no Sul do país na fronteira com a Namíbia, desde que essa naçao concordou com os ataques do Exército angolano contra os rebeldes da Uniao Nacional para a Total Independência de Angola (Unita) em seu território.

Mais de 170 mil angolanos cruzaram a fronteira oriental do país com a Zâmbia, enquanto sete mil fugiram para a Namíbia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;