Diarinho Titulo Irmãos Grimm
Coletores de histórias
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
24/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Os alemães Jacob e Wilhelm Grimm sabiam que as pessoas simples guardam histórias maravilhosas, transmitidas de uma geração para a outra por meio da contação. Por isso, no início do século 19, começaram a viajar pela Alemanha - na época formada por vários territórios com diferentes governos - para escutá-las e registrá-las para que nunca fossem esquecidas.

Assim, há 200 anos, a dupla publicou o primeiro volume de Contos das Crianças e do Lar, livro com dezenas de narrativas que coletaram. Muitas que você certamente conhece fazem parte da obra: Branca de Neve, João e Maria, Rapunzel, Cinderela, O Príncipe Sapo, Chapeuzinho Vermelho, O Alfaiate Valente, entre outras.

Foram os Irmãos Grimm que, aos pouquinhos, adaptaram essas histórias para o público infantil. Antes disso, em geral, as tramas eram voltadas para os adultos e tinham bastante violência. O mais bacana é que, além de contos de fadas, a dupla recolheu lendas, fábulas, mitos, provérbios, entre outras manifestações do folclore. Ao longo do tempo, também desenvolveram estudos sobre a língua alemã.

Jacob e Wilhelm ainda influenciam o trabalho de inúmeros escritores e artistas ao redor do mundo. Não à toa suas histórias continuam a ser recontadas de diversas formas. Mas por que parecem ser eternas? É que, apesar da fantasia, falam sobre sentimentos, conquistas e obstáculos da realidade.

 

Obras inspiradas nos contos dos irmãos

Vira e mexe os contos de fadas dos Irmãos Grimm ganham adaptações para a telinha e cinema. Em 2010, a Disney lançou a divertida animação Enrolados, inspirada em Rapunzel. Mas o curioso é que nem todas as obras são destinadas ao público infantil. A série Grimm, do Universal Channel, por exemplo, é voltada para os adultos. Na trama, perigos do mundo das fábulas ameaçam a vida real.

Somente neste ano, chegaram às telonas duas versões de A Branca de Neve: Espelho, Espelho Meu e Branca de Neve e o Caçador. E tem novidade a caminho. Em 2013, deve estrear Hansel e Gretel: Caçadores de Bruxas, filme em 3D que traz os irmãos João e Maria 15 anos após escaparem da casa de doces. Já para 2014 está previsto novo longa sobre A Bela Adormecida. Mostrará a origem da vilã da história, que será interpretada pela atriz Angelina Jolie.

Saiba mais

Antes dos Irmãos Grimm, existiu outro importante coletor de histórias e tradições populares: o francês Charles Perrault, que viveu no século 17. Acredita-se que seu trabalho deu origem aos contos de fadas.

Além de recolher narrativas populares, o dinamarquês Hans Christian Andersen escreveu muitos contos infantis no século 19, como A Pequena Sereia e O Soldadinho de Chumbo.

Consultoria do escritor Eraldo Miranda, autor de  Histórias Boas de Contar dos Irmãos Grimm (Editora Elementar).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;