Recicla Day Ação no próximo dia 31 de maio contará com espaços estrategicamente espalhados por toda a cidade; evento marca o lançamento de triciclos elétricos de coleta
Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo promove no próximo dia 31 de maio o Recicla Day: um sábado dedicado à entrega de materiais recicláveis em 22 pontos de coleta, além de ações de educação ambiental, distribuição de cartilhas educativas para o público infantil e também o lançamento dos triciclos elétricos de coleta seletiva. O evento visa também a conscientização da comunidade sobre o tema, em consonância com as boas práticas sustentáveis em ESG e com a agenda 2030 da ONU.
O Recicla Day receberá, entre 8h e 16h, em nove ecopontos, plásticos, papel, vidro, metal, eletroeletrônicos, móveis e utensílios (bota-fora) e resíduos de construção civil (até 1m³). Além dos ecopontos, serão mais 13 pontos de apoio, onde devem ser entregues garrafas de plástico, sacolas e embalagens; jornais, caixas, embalagens limpas; garrafas de vidro, potes intactos e limpos; celulares, notebooks, teclados e cabos. “Uma cidade sustentável começa com ações efetivas de conscientização da população acerca do tema, e o Recicla Day nos dá essa possibilidade de mostrar que São Bernardo tem políticas públicas para o tema. Por mês, são 1.300 toneladas de resíduos coletados, destinados a cooperativas que, além de beneficiar mais de 80 pessoas, também faz a destinação correta dos materiais, garantindo a preservação do meio ambiente”, declarou o prefeito Marcelo Lima (Podemos).
Todo material coletado será destinado às centrais de triagens operadas pelas cooperativas de catadores de São Bernardo, a CooperLuz e Reluz. Como incentivo à participação das crianças na educação ambiental, aquelas que comparecerem nos ecopontos e pontos de apoio com algum responsável, trazendo seus recicláveis, receberão brindes ofertados pelos parceiros da ação.
ESTRATÉGICOS
Os espaços de arrecadação do evento foram selecionados de forma estratégica, contemplando diversas regiões de São Bernardo, incluindo entre os locais o Alvarenga, Jardim das Orquídeas, Terra Nova II, Rudge Ramos, Paulicéia, Parque Anchieta, Jardim Represa, Riacho Grande, Centro, Baeta Neves, Assunção e Jardim Irajá. Pontos de apoio para o Recicla Day:
1. ALVARENGA Estrada dos Alvarengas, altura do número 53.469 / com Rua Paulo Lazzuri
2. JARDIM THELMA: ao lado da Arena Parque de Esportes (Jardim Falcão) Endereço: Estrada dos Alvarengas, altura do número 48813
3. JARDIM DAS ORQUÍDEAS: estacionamento do campo do Orquídeas Endereço: Rua Luana Conceição
4. ASSUNÇÃO: canteiro central da Avenida Robert Kennedy Endereço: Cristiano Angeli com Avenida Robert Kennedy, 3345
5. BAETA NEVES: muro do Cemitério do Baeta Endereço: Rua Giacinto Tognato, altura do número 2174
6. CENTRO: Paço Municipal de São Bernardo Endereço: Praça Samuel Sabatini, 50
7. JARDIM IRAJÁ: Endereço: Rua Papa Paulo VI, altura do número 151, com Rua Santo Zanon
8. JARDIM REPRESA: Praça São Judas Tadeu Endereço: Estrada Galvão Bueno, altura do número 9041
9. PARQUE ANCHIETA: estacionamento do Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib Endereço: Avenida Kennedy, 1155
10. PAULICÉIA: estacionamento da Mercedes-Benz Endereço: R. Líbero Badaró, 33 - Paulicéia
11. RIACHO GRANDE: estacionamento da Biblioteca Machado de Assis Endereço: Rua Araguaia, altura do número 265
12. RUDGE RAMOS: Praça dos Meninos Endereço: Avenida Caminho do Mar, altura do número 3503
13. TERRA NOVA II: ao lado da Praça Natale Morassi Endereço: Rua Antonio Menegueti, altura do número 158
Relação dos ecopontos de São Bernardo: 14. AREIÃO Endereço: Rua do Cruzeiro, 15
15. BAIRRO DOS CASA Endereço: Avenida Capitão Casa, 687
16. BATISTINI Endereço: Rua das Flores, 939
17. CENTRO Endereço: Rua Djalma Dutra, 320
18. DIVINÉIA Endereço: Estrada Mathilde Ferrari Marçon, 30
19. MONTANHÃO Endereço: Estrada do Montanhão, 152
20.PARQUE DOS PÁSSAROS Endereço: Rua dos Tangaras, 867
21. TABOÃO Endereço: Rua Pedro Ivo, 110
22. TRÊS MARIAS Endereço: Estrada Eiji Kikutti, 1.892
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.