Política Titulo São Caetano
César Oliva coloca na conta de Bruna alta no atendimento da saúde

Vereadora de São Caetano provocou o Ministério Público em relação à inconstitucionalidade do Cadastro Único do Cidadão

Angelica Richter
13/05/2025 | 08:25
Compartilhar notícia
FOTO: Redes sociais

ouça este conteúdo

A alta expressiva no atendimento na saúde em São Caetano de pessoas de fora do município fez com que o líder de governo, César Oliva (PSD), subisse o tom contra Bruna Biondi (Psol), que vem criticando sistematicamente o setor. Isso porque a parlamentar provocou o MP-SP (Ministério Público) sobre a inconstitucionalidade da exigência do Cartão São Caetano (exclusivo para moradores) no serviço de saúde da cidade, o que resultou, por ordem de decisão judicial, na revogação da obrigatoriedade em dezembro de 2024. 

LEIA MAIS: Crítica destrutiva da oposição leva ao pânico, diz César Oliva

A vereadora, que comemorou a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que pôs fim à obrigatoriedade, defende que a exigência do cartão para atendimento da saúde era ‘uma lógica elitista e higienista’. César Oliva contesta a psolista, afirmando que o SUS (Sistema Único de Saúde) é universal, mas também regionalizado. Ainda critica Bruna por propagar que a Saúde está um caos, mas ter ajudado a prejudicar o atendimento dos moradores da cidade. 

“O que a senhora ajudou a fazer é que agora os pronto-socorros Márcia Braido e Albert Sabin atendem Mauá, Diadema, Guarulhos, Capital, Interior e Litoral. Sabemos de sua alegria no dia 6 de dezembro (quando foi revogada a obrigatoriedade). Sabe o que a senhora provocou, por exemplo, em junho teremos a inauguração do Complexo PCD (Complexo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência). O que a vereadora provocou é que o complexo que está sendo construído para atender o munícipe de São Caetano, vai ter de atender todos de fora. Vá estudar a regionalidade do SUS. Me ameace de processo quanto quiser”, afirmou o pessedista a Bruna. 

Nessa segunda-feira (12), César Oliva esteve no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin e disse ter constatado que dos atendimentos prestados no local, em média, mais de 50% dos pacientes não são de São Caetano. “Para quem não sabe, fazíamos esse atendimento exclusivo de munícipes. Porém, por conta de uma decisão judicial e provocações feitas ao Ministério Público, São Caetano tem de atender não só na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), mas também aqui no pronto-socorro, pessoas que não são moradoras daqui”, disse o vereador, em referência às ações de Bruna. 

LEIA MAIS: Oliva retira da pauta comissão de apuração sobre atos de Bruna Biondi

O pessedista afirmou ainda que se todos os municípios fizessem a lição de casa, São Caetano não teria o alto número de atendimentos de pessoas que enfrentam quilômetros para ser atendidas na cidade, mas que mesmo assim o tempo de atendimento está dentro do esperado. “Por conta do aumento da demanda, está sendo revisto todo o fluxo do PS, para diminuir o tempo de espera”, pontuou. 

Questionada sobre a demora de até quatro horas para atendimento no PS, a Prefeitura confirmou o crescimento da demanda de pacientes de fora do município. “O aumento do tempo de espera no atendimento no Albert Sabin e na UPA Engenheiro Julio Marcucci Sobrinho se deve à decisão judicial determinando que moradores de São Caetano e de municípios vizinhos sejam atendidos de forma igualitária em ambos os equipamentos, o que é comprovado pelo relatório de produção assistencial de urgência e emergência da Secretaria de Saúde. Há, também, interferência sazonal por conta de doenças respiratórias e inflamatórias, que aumentam nesta época do ano. Mesmo assim, pacientes que dão entrada nos equipamentos sem urgência são atendidos em, no máximo, 2h30.” 

(Colaborou Ana Carolina Freitas)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;