Artigo No último sábado, enquanto o mundo se despedia do Papa Francisco – o primeiro papa jesuíta da Igreja Católica, enterrado em 26 de abril, após um legado marcado por mensagens de compaixão, diálogo e pontes –, Santo André inaugurava o segundo viaduto do Complexo Viário Santa Teresinha.
Não foi planejado assim. A entrega já estava marcada havia mais de dois meses. Mas há coincidências que parecem carregar inúmeros significados. E essa, sem dúvidas, foi uma delas. O Papa Francisco sempre repetia, com força e simplicidade: “Construam pontes, não muros.”
Foi exatamente isso que fizemos. Encurtamos distâncias, devolvemos tempo às pessoas e oferecemos mais segurança e fluidez a quem cruza diariamente a Avenida dos Estados – uma das vias mais importantes da região.
Mais do que a maior obra viária da história de Santo André, o Complexo Santa Teresinha é um símbolo do tipo de cidade que acreditamos e queremos construir. É preciso pensar em políticas públicas que unem, e não as que separam.
Além de ser um marco de infraestrutura no município, o impacto prático da obra já é perceptível. A abertura do primeiro viaduto há pouco menos de quatro meses reduziu o tempo de viagem de 11 minutos para apenas 30 segundos. Em média, passam pela Avenida dos Estados aproximadamente 207 mil veículos todos os dias.
Essa obra faz parte do Programa de Mobilidade Sustentável, financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e reforça o nosso compromisso com uma cidade que avança com responsabilidade, inovação e respeito às futuras gerações.
Através da continuidade, mostramos que gestão, planejamento e responsabilidade constroem mais que concreto. Constroem a confiança da população.
E o nome do complexo, Santa Teresinha, em plena cidade de Santo André, só reforça esse sentido. Como se a espiritualidade também nos fizesse lembrar que boas obras não são apenas infraestrutura: envolvem cuidado, compromisso e propósito.
Neste momento tão triste para o mundo, nossa homenagem ao Papa Francisco veio em forma de ação: uma ponte erguida para servir e melhorar a vida das pessoas.
Gilvan Junior é prefeito de Santo André. Paulo Serra é ex-prefeito de Santo André e presidente estadual do PSDB. Acácio Miranda da Silva Filho é secretário de Infraestrutura e Obras de Santo André.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.