Internacional Titulo
General, chefe de segurança e 'oligarca' vencem eleiçoes na Rússia
Das Agências
25/12/2000 | 16:44
Compartilhar notícia


Um general condecorado na Chechênia, um 'oligarca' e um chefe dos serviços de segurança foram vencedores nas eleiçoes regionais russas deste domingo, sobretudo em detrimento dos comunistas, segundo os resultados publicados nesta segunda-feira.

Dois vencedores, general Vladimir Chamanov, na regiao de Ulianovsk (Volga), e Vladimir Kulakov, chefe dos serviços de segurança (FSB, ex-KGB) em Voronekh (sudeste), derrotaram os governos comunistas.

Nas outras regioes onde houve eleiçoes, os atuais governadores foram reeleitos, entre eles Alexei Lebed, irmao do general Alexander Lebed, na república do Cáucaso (mais de 4 mil km ao Leste de Moscou). O general, 43 anos, foi no início da segunda guerra da Chechênia, lançada a primeiro de outubro de 1999, um dos três militares encarregados da intervençao terrestre na república independentista. É temido pela populaçao chechena e foi denunciado por organizaçoes defensoras dos direitos humanos.

O empresário Roman Abramovitch, 34 anos, ligado ao 'oligarca mais conhecido' da Rússia, Boris Berezovski, conseguiu uma vitória esmagadora (90,61%) em Chukoka, regiao no extremo-Nordeste da Rússia, à altura do círculo polar, onde a quantidade de renas (500 mil) é superior à de habitantes (menos de 100 mil). Abramovitch é multimilionário, controla a companhia de petróleo Sibneft e tem grandes interesses no alumínio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;