A doença de Parkinson pode ter origem em outros órgãos e não exclusivamente no cérebro, aponta pesquisa da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP). Segundo o esteorologista Antonio Augusto Coppi, o objetivo foi identificar a cronologia de evolução da doença. Os sintomas mais comuns são tremores em repouso e rigidez, especialmente por causa da redução dos níveis de dopamina. A pesquisa foi idealizada após americanos relatarem o caso de um paciente diagnosticado com Parkinson aos 56 anos, mas que apresentava sintomas periféricos e redução da dopamina no coração desde os 52. Para isso, os brasileiros monitoraram camundongos por seis meses e todos apresentaram sintomas de origem periférica, com redução da dopamina no coração e intestino antes dos sinais clássicos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
AE
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.