Nacional Titulo
TV Escola mostrará vídeo educativo sobre obesidade
Do Diário do Grande ABC
08/02/1999 | 19:51
Compartilhar notícia


Em março o Ministério da Saúde começa a veicular, pela TV Escola, um vídeo educativo sobre os males do excesso de gordura e como evitar a obesidade. A intençao é atingir mais de 27 milhoes de jovens do 1º e do 2º graus da rede pública de ensino, pois a obesidade está virando um problema sério de saúde pública no Brasil.

De acordo com a última pesquisa do ministério, 12,2% das mulheres brasileiras adultas e 7% dos homens sao obesos. É considerada obesa a pessoa que obtém um resultado acima de 40 ao analisar o Indice de Massa Corporal (peso dividido pela altura ao quadrado). O Sistema Unico de Saúde gasta, anualmente, mais de R$ 1,4 bilhao com problemas de coraçao e diabetes, doenças associadas à gordura.

De acordo com estimativas do ministério, três em cada 10 pessoas obesas podem ter problemas cardíacos e quase a metade ter diabetes. "Estima-se que, prevenindo a obesidade, reduziríamos em 30% os riscos de desenvolvimento de doenças coronárias", disse o coordenador de Doenças Crônico-Degenerativas do ministério, Romero Bezerra.

Pacote - O ministério estuda um pacote antiobesidade. Além do vídeo para os jovens em idade escolar, o projeto inclui proposta de campanha institucional em televisoes, rádios, jornais e mesmo em supermercados, alertando para o risco da gordura exagerada. O governo quer que as indústrias coloquem no rótulo dos produtos alimentícios o valor calórico para garantir ao consumidor informaçoes sobre o que está ingerindo.

As estratégias serao discutidas logo depois do carnaval, quando o Núcleo de Nutriçao da Universidade de Sao Paulo conclui um estudo sobre os mecanismos usados no controle da obesidade no mundo e os já adotados no Brasil. "Nosso objetivo é fazer com que a populaçao fique alerta para a necessidade de uma alimentaçao equilibrada e exercícios", explicou a técnica Denise Coutinho.

O pacote antiobesidade será discutido com as universidades, cientistas e indústrias. Além disso, terá de ser feito um trabalho educativo também com os médicos, de forma que eles alertem seus pacientes caso notem sinais de obesidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;