Internacional Titulo
Allawi: violência no Iraque reflete a fraqueza dos rebeldes
Da AFP
23/09/2004 | 14:19
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro iraquiano, Iyad Allawi, disse em uma entrevista ao jornal ‘New York Times’ que o aumento dos ataques terroristas no Iraque expressa o crescente enfraquecimento dos rebeldes e não a sua força.

"São cada vez mais sangrentos porque estão cada vez mais encurralados", declarou o chefe do governo iraquiano, em visita oficial aos Estados Unidos.

"Acreditamos que estão na defensiva, em lugar de ofensiva. E acreditamos que é porque nossa capacidade (de segurança) melhorou e que simultaneamente os atacamos. Sendo mais sangrentos e atacando recrutas e policiais, significa que estão sentindo as pancadas".

Antes de comparecer à Casa Branca, onde dará, após suas conversações, uma entrevista com George W. Bush, Allawi se apresentou no Congresso, dirigindo-se às duas câmaras. O chefe de governo interino afirmou que um dia depois do sangrento ataque contra a delegacia central de Bagdá, que causou 47 mortos, ele mesmo viu como centenas de jovens se apresentaram para servir como policiais.

Allawi criticou mais uma vez a imprensa internacional por interessar-se somente pela violência em seu país e ignorar os avanços conseguidos. Também minimizou a importância do chefe radical xiita Moqtada al-Sadr, a quem qualificou de "personagem do passado". "É mais um doente do que um rebelde", acrescentou.

Segundo Allawi, "nós estamos melhores, vocês estão melhores e o mundo está melhor desde a saída de Saddam Hussein". A frase gerou aplausos. Finalmente prometeu que as eleições no Iraque se realizarão em janeiro, como está programado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;