Economia Titulo
Shoppings apostam em mais serviços
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
18/05/2002 | 19:18
Compartilhar notícia


Integrar prestadores de serviços ao mix de varejo sempre foi uma preocupação dos grandes shopping centers da região. Porém, de um ano para cá, o aumento dos volumes despendidos em ampliações e aprimoramento das áreas dedicadas a cabeleireiros, pet shops, chaveiros, bancos, manutenção de aparelhos celulares e demais serviços – que antigamente restringiam-se aos corredores comerciais das principais ruas das cidades – aumentou consideravelmente.

No ABC Plaza Shopping, de Santo André, os investimentos de 2002 foram direcionados ao segmento de serviços. Entre os novos negócios previstos pelo centro de compras estão a inauguração do centro médico do Grupo Saúde ABC em uma área de 2 mil m², sobre o C&C, que incluirá serviços de pronto-atendimento e laboratoriais. Ainda neste semestre, o shopping pretende iniciar o atendimento da loja franqueada dos Correios. Com a união de serviços, consumo e lazer em um mesmo espaço, o shopping estima um incremento de 25% no faturamento deste ano, ante o crescimento de vendas de 17% registrado em 2001 sobre o resultado de 2000.

Aperfeiçoamento – Após a revitalização do Shopping ABC, há cinco anos, as operações no segmento de serviços foram ampliadas. "Sempre tivemos algumas lojas de serviços e o posto da Polícia Federal; agora, temos novos serviços como revistaria, floricultara, massagem e podólogos, e ainda o único posto do Detran da região", disse a gerente de marketing, Simone Castelli.

Das 300 lojas do centro de compras, atualmente 35 são destinadas aos serviços – mais de 10% – e, segundo Simone, a tendência é de constante ampliação. "A grande maioria dos consumidores não dispõe de muito tempo e por isso busca comodidade e facilidade." A executiva afirma que o Shopping ABC continua buscando novos parceiros de serviços. "A Tim e a Runner já estão em obras e acredito que opções em lavanderia e armarinhos seriam bem recebidas."

Confirmando a tendência e diante da força e do crescimento do setor de serviços, desde o início do projeto, o empreendedor do Mauá Plaza Shopping reservou áreas exclusivas aos prestadores de serviços. Há menos de um mês em funcionamento, o shopping conta com Extra e TelhaNorte como lojas âncoras, além de 30 pontos (oficina de costura, aluguel de carrinhos, hospital do tênis etc.) instalados em torno das escadas rolantes de acesso ao hipermercado.

O Metrópole, de São Bernardo, que completa 22 anos neste mês, deverá ser ampliado. Segundo o superintendente, Dirceu Benith Jr., ainda não há nada definido. "Acabamos de setorizar o mix de lojas, mas já trabalhamos em melhorias tanto nas áreas de lazer e lojas quanto na de serviços." Atualmente, o centro de compras comporta 195 lojas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;