Política Titulo
Petista cutuca adversário
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
14/09/2006 | 23:43
Compartilhar notícia


O senador e governável Aloizio Mercadante (PT) cobrou na quinta, durante campanha nas ruas da Penha e da Vila Matilde, na Zona Leste de São Paulo, um posicionamento de seu adversário José Serra (PSDB) sobre suposto envolvimento do tucano no esquema de compra superfaturada de ambulâncias, denominado pela Polícia Federal de operação sanguessuga.

Ao tomar conhecimento da denúncia, publicada na edição de ontem do jornal Correio Brasiliense, Mercadante foi comedido em sua declaração. “Os indícios precisam ser apurados com transparência e cuidado, especialmente por se tratar de um período eleitoral. Acho apenas que ninguém pode ser perseguido nem protegido. Vou esperar o pronunciamento do ex-ministro da Saúde José Serra para comentar, não farei pré-julgamento só porque ele é meu adversário”, ressaltou.

Horas depois, ao ser informado pelos jornalistas que o acompanhavam que Serra já havia se manifestado e atribuído a notícia ao “kit baixaria” da campanha, numa clara referência ao PT, Mercadante rebateu: “Ele, como ministro da Saúde naquele período, em que parte importante das operações ocorreu, deveria explicar à opinião pública suas atitudes e procedimentos e por que durante toda a gestão este esquema não foi identificado e desmontado”.

O petista foi além. “Esperava dele uma resposta mais esclarecedora e respeitosa, porque essa tentativa de responsabilizar terceiros não ajuda. Ele deve uma explicação mais satisfatória à opinião pública. Eu esperarei”, afirmou.

Mas Mercadante não quis comentar se o mesmo poderia ser aplicado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disse desconhecer toda a corrupção que assolou o seu governo. Questionado se Lula esclareceu algo para a população, o petista limitou-se a responder que “ estamos discutindo outro assunto agora”.

Reportagem – Segundo o Correio Brasiliense, Serra – à época ministro da Saúde de Fernando Henrique Cardoso – não apenas tinha conhecimento da movimentação de parlamentares para aprovar emendas para distribuir ambulâncias, como, também, teria determinado ao Fundo Nacional de Saúde “empenho e elaboração de convênio” para emenda no valor de R$ 88 mil em favor do município de Nossa Senhora do Livramento, no Mato Grosso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;