Internacional Titulo
Açoes da Ibéria estarao à venda em novembro
Do Diário do Grande ABC
07/10/1999 | 14:37
Compartilhar notícia


De acordo com o governo espanhol, que porá fim a seu programa de grandes privatizaçoes lançado em 1996, a privatizaçao da companhia aérea espanhola Iberia será realizada em 22 de novembro.

Depois de várias semanas de incertezas, o núcleo fixo dos futuros acionistas da Iberia será definido na próxima semana, declarou Pedro Ferreras, presidente da Sociedade de Estado de Participaçoes Industriais (Sepi), consórcio que administra o setor público espanhol.

O preço definitivo da Iberia ainda está em discussao.

Inicialmente o Estado esperava obter 580 bilhoes de pesetas (3,5 bilhoes de euros) da venda de 52% do capital da Iberia, mas os membros do futuro núcleo exigiram uma revisao do preço, justificada, segundo eles, pela queda prevista do lucro em 1999 (150 milhoes de euros contra 310 milhoes em 1998), pela queda geral na bolsa das empresas aeronáutivas e pela desvalorizaçao de certos ativos do grupo.

Estes acionistas - British Airways, American Airlines, a caixa de poupança Caja Madrid, o Banco Bilbao Vizcaya, Tabacalera, o grupo de distribuiçao Corte Inglés e a Confederaçao espanhola de caixas de poupança - tiveram durante um longo tempo fortes desacordos sobre a composiçao do futuro conselho de administraçao da companhia e os mecanismos de votaçao em seu âmbito.

A British Airways foi atacada pelos futuros sócios por sua reivindicaçao de um direito de veto sobre as decisoes estratégicas da companhia.

De acordo com a Ferrer, os acionistas institucionais espanhóis e os parceiros industriais (British Airways e American Airlines) chegaram ao acordo de que as decisoes estratégicas deverao ser adotadas por uma maioria qualificada.

Ao descartar qualquer ``baixa de preço', o presidente da Sepi declarou que a redaçao do acordo final incluiria uma revisao do preço ``tal como se faz em todas as operaçoes de privatizaçao, desde o dia de fechamento das negociaçoes até sua formalizaçao'.

``Os balanços da Iberia sofreram variaçoes desde abril', data da nomeaçao dos integrantes do núcleo fixo.

A privatizaçao da Iberia começou em fevereiro com a venda de 9% do capital para a British Airways e de 1% para a American Airways. Em abril, os cinco investidores institucionais espanhóis adquiriram 30%. Oito por cento foram reservados ao pessoal da Iberia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;