Turismo Titulo
Sul tem chimarrão, carne e cultura, tchê!
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
01/05/2002 | 18:14
Compartilhar notícia


Todo mundo já ouviu falar de Pelotas ou São Lourenço, mas pouca gente se lembra do que estas cidades têm a oferecer para o turista. Para mostrar que a zona sul do Estado gaúcho tem vários outros atrativos além do tão cobiçado churrasco com vinho ou chimarrão, alunos do curso seqüencial de turismo cultural da Universidade Católica de Pelotas criaram a rota Gaúcho do Pampa ao Mar, que reúne os principais pontos turísticos das cidades de São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, Piratini, Pedras Altas, Jaguarão e São José do Norte.

A maior parte dos municípios que integra a rota-piloto tem como destaque o turismo histórico, cultural, rural e ecológico. Pelotas ficou famosa com o advento das charqueadas, que geraram enorme riqueza para a região a partir das últimas décadas do século XVIII. No ano de 1835, a então vila de São Francisco de Paula recebeu o título de cidade de Pelotas, nome originário do termo pelota (embarcações de couro e cortiça utilizadas para a travessia de rios). Nessa época, os charqueadores, enriquecidos pelo sucesso de sua economia, construíram luxuosos palacetes e casarões que hoje encantam os turistas e compõem o tão significativo patrimônio histórico pelotense, com torres de relógios, chafarizes, bebedouros e coretos.

O roteiro cultural pode começar com uma visita ao Museu Municipal Parque da Baronesa, antiga residência dos Barões de Três Serros que hoje expõe objetos de mobília e vestuário do século 19, além de promover oficinas de pintura, escultura, caminhadas temáticas e espetáculos artísticos.

O passeio também pode continuar com uma visita aos antiquários, ao Theatro Sete de Abril e ao Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter. Ligado ao Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas, o acervo do museu conta com mais de seis mil exemplares de aves, mamíferos, répteis e insetos.

Mas se a preferência for por passeios em contato com a natureza, não deixe de conhecer o Patrimônio Natural Lagunar. Um dos destaques é a praia do Laranjal, enseada da Laguna do Patos considerada uma das melhores do Brasil para a prática de esportes náuticos. Outra opção é o Ecocamping e a Colônia de Pescadores Z3, onde pode-se desfrutar de belos passeios em meio à mata palustre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;