Nacional Titulo
Criação da Ancinav vai ter nesta segunda o seu 'Dia D'
13/09/2004 | 23:13
Compartilhar notícia


Esta terça-feira será um dia decisivo para as pretensões do governo na criação da Ancinav (Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual). Um dia em que os ânimos podem ficar mais exaltados, segundo prevêem representantes dos exibidores, que lutam para se livrar da carga tributária que terão com a nova agência.

O 'Dia D' começa às 10h, em Brasília, com reuniões cruciais em dois pontos da cidade. No Senado, a Comissão de Educação sabatina terá audiência pública com os ministros Gilberto Gil (Cultura) e Eunício Oliveira (Comunicações). A audiência do Senado, convocada pelo senador Osmar Dias (PDT-PR), inclui também uma lista de interessados, entre eles o cineasta Cacá Diegues. No MinC, está prevista a reunião mais "quente' do Conselho Superior de Cinema, com 10 horas de duração (das 10h às 20h), cuja pauta é a "abrangência do projeto de lei e dos artigos conceituais".

A reunião no MinC é com os conselheiros da sociedade civil e da atividade cinematográfica, com participação de Juca Ferreira, secretário-executivo do Ministério da Cultura, mais um nome da Casa Civil. "A gente está interessado no debate", disse nesta segunda-feira Ferreira. "O Senado é um fórum importante, porque depois de esgotado o debate no Executivo, é para lá que vai o texto."

Blocos – No Senado, além dos ministros, quase todos os interessados estarão representando blocos empresariais. São eles Antônio Teles, da União Nacional de Emissoras e Redes de Televisão (União TV); Ricardo Defini Leite, da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec); Alexandre Annenberg, da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA); e Rodrigo Saturnino Braga, dos Sindicatos dos Distribuidores do Rio de Janeiro e São Paulo. Além deles, estarão lá Cacá Diegues e Geraldo Moraes, do Congresso Brasileiro de Cinema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;