Internacional Titulo
Soldados recebem ordem de 'atirar para matar' em Nova Orleans
Da AFP
02/09/2005 | 11:09
Compartilhar notícia


Uma força com 300 soldados recém-chegados do Iraque está em Nova Orleans com a ordem de abrir fogo contra os saqueadores que agem na cidade. "Estas tropas estão sob minhas ordens para restaurar a tranqüilidade nas ruas", disse a governadora da Louisiana, Kathleen Blanco.

"Estão armados com (fuzis) M-16, preparados e carregados. Estes homens sabem atirar para matar, têm a disposição para fazer isto e espero que o façam se for preciso", assinalou a governadora.

O coronel Henry Whitehorn, da polícia estadual da Louisiana, disse que as condições de segurança em Nova Orleans são "ruins", mas estimou que a situação está se "estabilizando" em torno do estádio "Superdome" e no centro financeiro da cidade. Whitehorn admitiu que vários policiais que perderam tudo na inundação entregaram seus distintivos para não reprimir os saques.

As operações de evacuação de Nova Orleans, onde ainda permanecem quase 200 mil pessoas, têm sido dificultadas pela violência de bandos armados.

Testemunhas disseram que o estádio Superdome, que deveria servir de refúgio para os desabrigados, se transformou em um verdadeiro campo de concentração, com saqueadores e estupradores aproveitando o caos para agir livremente. "Teve gente violentada aqui, pessoas foram assassinadas. Tivemos muitos distúrbios dentro deste estádio”, disse um policial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;