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Nestlé tem 150 dias para vender a Chocolates Garoto
Do Diário OnLine
Com Agências
03/02/2005 | 19:22
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O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) vetou a operação de compra da empresa Chocolates Garoto pela Nestlé. O veto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira e, com isso, a multinacional terá 20 dias para contratar uma empresa de auditoria para avaliar os ativos. Após 40 dias, a empresa de auditoria deve entregar um laudo ao Cade. Se o laudo for aprovado, a Nestlé terá 90 dias para vender a Garoto. O prazo de alienação da Garoto, pela Nestlé, é de 150 dias.

O conselheiro do Cade Roberto Pfeiffer destacou que ainda cabe um recurso administrativo da multinacional junto ao Cade. A Nestlé pode entrar com um "embargo de declaração", no prazo de 15 dias, alegando algum vício na decisão publicada pelo Cade no Diário Oficial da União. Este é o último recurso administrativo junto ao conselho. Se for negado, a Nestlé só terá como opção recorrer ao Judiciário para tentar manter a compra da Garoto.

Pfeiffer informou que duas empresas multinacionais já declararam publicamente interesse em adquirir a Garoto: a norte-americana Mars e a inglesa Cadbury Adams. No entanto, caso não apareça comprador para a Chocolates Garoto, o processo poderá retornar ao conselho para reavaliação, havendo inclusive a possibilidade de manter sua incorporação à Nestlé, disse Pfeiffer. "Isso dependeria da inviabilidade da venda", acrescentou o conselheiro do Cade.

O mercado brasileiro de chocolates é dominado basicamente por três empresas: Lacta, Nestlé e Garoto. Com a absorção da Garoto pela Nestlé, o mercado ficou "extremamente concentrado", especialmente no que tange ao setor de cobertura de chocolates que estaria 90% nas mãos da Nestlé, informou o Pffeifer.

Foi justamente esta alta concentração, aliada à dificuldade de entrada de novas empresas no mercado e à possibilidade de manipulação de preços no setor, que levou o conselho a vetar a transação entre as duas empresas. Assim, a Garoto terá que ser vendida a uma empresa que tenha menos de 20% do mercado de chocolates.




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