Internacional Titulo
Mudanças dinamizam economia espanhola
Do Diário do Grande ABC
25/04/2000 | 11:42
Compartilhar notícia


O chefe de Governo da Espanha, José María Aznar, prometeu nesta terça-feira continuar as reformas para transformar a economia espanhola em uma das mais dinâmicas da Europa.

Em seu primeiro pronunciamento no novo parlamento, onde tem uma sólida maioria, Aznar pediu um diálogo maior entre os partidos políticos, para combater o desemprego e o terrorismo.

``É o momento de nos dedicarmos a buscar o pleno emprego', disse o chefe de Governo.

O parlamento iniciou nesta terça-feira um debate de dois dias para confirmar Aznar no cargo.

O Partido Popular, de centro-direita, conquistou o poder nas eleiçoes de 12 de março. A vitória foi interpretada como um respaldo popular para as reformas econômicas de Aznar, que possibilitaram uma taxa de crescimento de 3,7% em 1999. Durante o seu primeiro mandato de quatro anos, a taxa de desemprego caiu de 23% para 15%.

José María Aznar disse que espera continuar com as reformas de liberalizaçao da economia, e informou que os setores de eletricidade e de gás vao sofrer mudanças. Ele destacou que o país precisa de um mercado de trabalho mais flexível.

Aznar também prometeu utilizar todo o poder do Estado para combater o terrorismo, numa referência ao ETA, o grupo guerrilheiro que já matou 800 pessoas desde 1968, quando iniciou a luta armada pela independência do país basco.

O chefe de Governo espanhol também prometeu reformas no sistema judiciário e financeiro das 17 regioes autônomas do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;