Setecidades Titulo Mobilidade no centro
Ribeirão Pires vai abrir calçadão para liberar tráfego de veículos

Obras devem ser iniciadas neste primeiro semestre, após licitação

Tatiane Pamboukian
26/03/2025 | 08:45
Compartilhar notícia
FOTO: Denis Maciel/DGABC


O calçadão da Rua do Comércio, no centro de Ribeirão Pires, depois de mais de três décadas será aberto para o tráfego de veículos. O objetivo é melhorar a mobilidade do centro da cidade, que tem poucas opções de escoamento do trânsito. O projeto da via foi apresentado na noite desta terça-feira (25), no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, da Emarp (Escola Municipal de Artes), pelo prefeito Guto Volpi (PL), que informou que a construção deve ser iniciada ainda neste semestre. A definição das datas de início e término das obras dependem ainda de licitação pública.

“Redesenhamos o centro de Ribeirão Pires, que passa a ter mais uma via de escoamento para veículos. Vamos ganhar mais mobilidade e agilidade, arborizar e dar espaço para o pedestre circular de forma segura. Vamos dar mais segurança, criar conforto e embelezamento, tanto para o comerciante como para os pedestres”, disse o prefeito durante a apresentação.

O projeto, que demandará R$ 1 milhão de investimento, além de melhorar a mobilidade do centro da cidade, visa estimular também o comércio da região. “Vamos também preservar a vitrine do comerciante. Os carros passarão a ter esse contato com elas. É um novo público que passa a observar todo esse comércio que existe em Ribeirão Pires. Também vai facilitar a carga e descarga aos comerciantes, que hoje fazem o carregamento de muito longe. Vai melhorar para todos”, ressaltou o chefe do Executivo. 

Guto Volpi explicou que o espaço de circulação do pedestre não será prejudicado, pois hoje o comércio de ambulantes ocupa todo espaço central do calçadão da Rua do Comércio e tem o mesmo tamanho da nova rua. “Esse miolo já não era usado por pedestres porque já tem muito camelô. Esse público será readequado para outros locais, com prioridade para quem é morador de Ribeirão Pires”, informou. O novo trecho da rua tem 3,5 metros de largura e 80 metros de comprimento. A Rua do Comércio tem, no total, uma extensão de 170 metros. 

O pedestre também terá uma rua com mais acessibilidade e área verde. O projeto prevê um piso drenante sem guias, ou seja, terá um só nível totalmente plano, facilitando a mobilidade, principalmente de cadeirantes. O piso será todo tátil para auxiliar deficientes visuais. A quantidade de árvores do local será triplicada. “São árvores frutíferas brasileiras para recuperação de fauna e flora. Descobrimos uma flor que atrai uma enorme variedade de borboletas e abelhas para trabalhar no processo de polinização, que é muito importante”, acrescentou o prefeito. 

PINACOTECA

O Prefeito Guto Volpi inaugurou, também na noite da última terça-feira (25), a Pinacoteca Municipal Guilherme Carvalho Dias. O novo espaço cultural fica no prédio anexo ao Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, da Emarp, que fica na Rua Diamantino de Oliveira, 220, no Centro da cidade.

Depois de 40 anos de sua criação, a Pinacoteca tem, pela primeira vez, uma sede própria. “Ela ficou esses anos todos passando por vários locais da cidade e nunca teve o seu espaço. Estamos agora transformando este local em um centro de oportunidades aos artistas de todas as linguagens, do jovem do grafite à pintura a óleo e esculturas”, afirmou o prefeito.


PREMIAÇÃO

Esta terça-feira foi também um dia de reconhecimento para a Educação Municipal de Ribeirão Pires, premiada pelo Governo do Estado por ter uma rede municipal de ensino entre as 100 melhores de São Paulo em fluência leitora e também pelo desempenho no Saresp 2024. A premiação aconteceu no Memorial da América Latina, na Capital paulista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;