Internacional Titulo
Político iraquiano será preso se voltar ao Iraque
Do Diário OnLine
Com AFP
09/08/2004 | 21:07
Compartilhar notícia


O político iraquiano Ahmed Chalabi, que foi apoiado pelos Estados Unidos durante o governo de Saddam Hussein, e seu sobrinho Salem, dirigente do Tribunal Especial Iraquiano, serão detidos se voltarem a pisar solo iraquiano. A decisão foi tomada nesta segunda-feira pela justiça do país.

"Não se trata de uma simples intimação. Eles serão detidos no Iraque logo que voltarem e comparecerão ante um tribunal", declarou o juiz Zuheir al-Maliki, que emitiu uma ordem de captura contra o político e seu sobrinho.

Ahmed Chalabi, que está foragido no Irã, é suspeito de fraude financeira e de emissão de moeda falsa. Seu sobrinho Salem, encarregado de julgar o presidente deposto Saddam Hussein, é acusado de envolvimento em um caso de assassinato.

Ahmed Chalabi declarou, durante entrevista concedida em Teerã, capital iraniana, que voltará nos próximos dias a Bagdá para enfrentar as "mentiras" proferidas contra ele.

Já Salem Chalabi, em entrevista à rede BBC, em Londres, capital britânica, disse que as acusações que lhe foram feitas são “ridículas” e reafirmou que teme por sua vida caso seja detido no Iraque. As autoridades britânicas se recusaram a extraditá-lo, já que não existe um tratado de extradição em vigor entre Iraque e Reino Unido.

EUA- Washington, capital americana, recusou-se nesta segunda-feira a proporcionar qualquer tipo de ajuda a seu ex-aliado. "A sorte de Chalabi será decidida pelo povo iraquiano", limitou-se a declarar o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan.

"Não se trata aqui de amizades particulares, mas da capacidade de atuação do sistema judicial iraquiano", frisou, por sua vez, o porta-voz adjunto do departamento de Estado, Adam Ereli.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;