Formação é oferecida pela CULTSP PRO do Estado; inscrições vão até dia 23 de março
Santo André e Ribeirão Pires oferecem 50 vagas de cursos gratuitos na área cultural. Apresentadores e Influenciadores Digitais e Composição de Projetos Audiovisuais – comercialização, são os temas das formações profissionais, oferecidas pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do governo do Estado, por meio do CultSP Pro - Escolas de Profissionais da Cultura.
As inscrições podem ser feitas diretamente neste link até o dia 23 de março. Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As aulas são gratuitas e, para mais informações e inscrições, os interessados devem acessar o site do CultSP Pro. Em todo o Estado, estão sendo ofertadas 1.166 vagas, em 50 cursos.
Santo André disponibiliza o curso de Composição de Projetos Audiovisuais – Comercialização, com 20 vagas. Segundo o governo estadual, a formação oferece um panorama detalhado sobre a criação de projetos audiovisuais, abordando desde a concepção da ideia até a realização do produto final, passando pelas principais etapas exigidas pelo mercado.
Com carga horária de 40 horas, o curso acontece de 7 de abril a 12 de maio, às segundas e terças-feiras, das 15h às 19h. É necessário ter produzido ou ter um projeto audiovisual, com comprovação por currículo. A docente responsável é Vanessa Montenegro. As aulas serão realizadas no espaço A CASA – Centro Artístico de Santo André, localizado na Av. Industrial, 1.740, no bairro Jardim.
O curso Apresentadores e Influenciadores Digitais será realizado em Ribeirão Pires, com 30 vagas distribuídas em duas turmas. Com carga horária total de 42 horas, a formação tem como objetivo capacitar os participantes no desenvolvimento de habilidades de apresentação de conteúdo, aprimoramento da performance diante das câmeras e construção de uma identidade artística. Além disso, serão abordadas técnicas de comunicação, segurança artística e estratégias criativas para criar uma conexão autêntica com o público.
As aulas acontecerão no Centrípeta Filmes, localizado na Rua Felipe Sabbag, número 177, 1º Andar, no Centro, entre os dias 7 de abril e 26 de maio, com duas opções de horários. A primeira turma terá encontros às segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h, sob a orientação do docente Emerson Muzeli. Já a segunda turma será ministrada às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, com a docente Letícia Ribeiro. O curso não exige pré-requisitos.
CULTSP PRO
Em outubro do ano passado, o Governo de São Paulo lançou, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o CultSP Pro – Escolas de Profissionais da Cultura. Segundo a Pasta, o programa chegou ao final de dezembro com mais de 30 mil atendimentos por meio de cursos, palestras, eventos, ações formativas e complementares. Foram organizados mais de 80 cursos e mais de 110 turmas, beneficiando diretamente mais de 2.400 alunos matriculados em várias regiões do Estado.
De acordo com estimativa do governo estadual, até 2029, serão mais de 2.300 atividades anuais e beneficiando mais de 500 mil pessoas. Os cursos do CultSP Pro estão organizados em seis escolas temáticas, focadas em atender as necessidades das diversas áreas da cultura, economia e indústria criativas do estado. A Escola de Artes abrange performance artística e capacitação técnica em cenografia e produção musical. A Escola de Patrimônios e Equipamentos foca na gestão e preservação do patrimônio cultural, oferecendo cursos em curadoria e gestão de museus.
A Escola do Audiovisual, Games e Tecnologias oferece capacitação em produção audiovisual e criação de games, enquanto a Escola de Conteúdo, Design e Artes Visuais foca na formação em design gráfico e fotografia. A Escola de Tradições e Expressões Criativas qualifica em gastronomia e moda sustentável, e a Escola de Inovação e Sustentabilidade enfoca empreendedorismo e projetos culturais inovadores. Já o Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro busca aprimorar grupos artísticos e valorizar as culturas regionais.
Serviço
Informações: no site do CULTSP PRO
Inscrições: neste link
Composição de Projetos Audiovisuais – comercialização
Município: Santo André
Resumo: Uma visão detalhada sobre como se escreve um projeto audiovisual, desde a ideia até a realização do produto final, passando pelas principais etapas solicitadas pelo mercado. Uma visão detalhada sobre como se escreve um projeto audiovisual, desde a ideia até a realização do produto final, passando pelas principais etapas solicitadas pelo mercado.
Carga-horária: 40h
Período: 07/04 a 12/05
Dia(s) e horário(s): Segunda e terça, 15h às 19h
Pré-requisito: Estar produzindo ou ter um projeto audiovisual. Comprovação com currículo
Docente: Vanessa Montenegro
Local: A CASA – Centro Artístico de Santo André
Endereço: Av. Industrial, 1740 – Jardim, Santo André
Vagas: 20
Apresentadores e Influenciadores Digitais
Município: Ribeirão Pires
Resumo: Capacitar apresentadores e influenciadores para desenvolver habilidades de apresentação de conteúdo, melhorar a performance frente às câmeras e construir uma identidade artística. O curso abrange técnicas de comunicação, segurança artística e estratégias criativas para criar uma conexão autêntica com o público.
Carga Horária: 42 h
Período: 07/04 a 26/05
Dia(s) e horário(s): Segunda e quarta, 14 às 17h
Pré-requisito: não há
Docente: Emerson Muzeli
Local: Centrípeta Filmes
Endereço: Rua Felipe Sabbag, 177 – 1º Andar – Centro
Vagas: 15
Apresentadores e Influenciadores Digitais
Município: Ribeirão Pires
Resumo: Capacitar apresentadores e influenciadores para desenvolver habilidades de apresentação de conteúdo, melhorar a performance frente às câmeras e construir uma identidade artística. O curso abrange técnicas de comunicação, segurança artística e estratégias criativas para criar uma conexão autêntica com o público.
Carga Horária: 42 h
Período: 07/04 a 26/05
Dia(s) e horário(s): Segunda e quarta, 19 às 22h
Pré-requisito: não há
Docente: Letícia Ribeiro
Local: Centrípeta Filmes
Endereço: Rua Felipe Sabbag, 177 – 1º Andar – Centro
Vagas: 15
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.