Software adotado pela cidade tem 99,87% de precisão e será interligado às câmeras do Centro de Gerenciamento de Emergências
O prefeito de São Caetano, Tite Campanella (PL), anunciou nesta sexta-feira a implementação do programa de reconhecimento facial integrado ao sistema de videomonitoramento da cidade operado pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), semelhante ao Smart Sampa, utilizado pela prefeitura da Capital. O novo serviço deverá entrar em funcionamento em até 45 dias.
A cidade é a primeira do Grande ABC a contar com esta ferramenta tecnológica à favor da segurança pública.
Segundo a Prefeitura, “o sistema adotado pela cidade tem 99,87% de precisão e será conectado aos principais bancos de dados do Brasil e de estados. O tempo de resposta varia de 50 a 100 milissegundos e as informações são disponibilizadas à central, que em tempo real fica sabendo de dados importantes para captura ou identificação. A ferramenta permite ainda reconhecimento mesmo se a face estiver 67% coberta - com máscara, óculos ou qualquer outro adereço”.
A aplicação tecnológica, a pedido do prefeito, deverá comportar programa específico para auxílio às vítimas de violência e mulheres com medidas protetivas. Todo o sistema possui georreferenciamento que traz informações como o endereço da ocorrência.
O chefe do Executivo destacou as vantagens da aplicação do programa de reconhecimento facial. “Pessoas procuradas pela Justiça, com ordem de prisão e até mesmo desaparecidas serão monitoradas pelas nossas câmeras. Vai ser mais fácil localizar um criminoso ou aquele parente que desapareceu em algum lugar do Brasil”, disse Tite.
ESTRUTURA
O CGE atualmente integra 406 câmeras estrategicamente instaladas nos 15 bairros da cidade. Média de um equipamento de videomonitoramento para cada 414 habitantes.
A estrutura do CGE, localizada na Rua Conselheiro Lafayette com a Avenida Goiás, tem 28 estações de visualização de imagens , cada uma equipada com três monitores de LCD.
A estrutura robusta do sistema em funcionamento permite, segundo a gestão municipal, a atualização do programa operacional e não necessita de imediata troca de câmeras para adoção do reconhecimento facial, o que vai agilizar a implementação da tecnologia.
Reportagem atualizada às 22h34
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.