Internacional Titulo
Vaticano defende volta de Pinochet ao Chile
Do Diário do Grande ABC
17/02/2000 | 16:22
Compartilhar notícia


O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Angelo Sodano, pronunciou-se esta quinta-feira em favor do regresso do ex-ditador Augusto Pinochet ao Chile, ``já que ele tem o direito de voltar a sua pátria'.

``Fazemos votos para que termine o quanto antes esta odisséia; este é o desejo do governo chileno e da Santa Sé', afirmou o cardeal a um grupo de jornalistas presentes no Hotel Minerva de Roma, pouco antes do almoço oferecido em sua homenagem pelo presidente chileno Eduardo Frei, que se encontra em visita à Itália.

``Trata-se de um caso humanitário e jurídico que preocupa a todos, que preocupa o governo do Chile e também à Santa Sé', afirmou o número dois do Vaticano.

Em relaçao aos presos políticos chilenos, o secretário do Estado Vaticano acrescentou que ``a Justiça e a caridade sao as grandes virtudes cristas. O processo de reconciliaçao no Chile foi reconhecido por todos. Temos recomendado seguir este processo iniciado pelo presidente (Patricio) Aylwin e pelo presidente Frei, nas naçoes que viveram as mesmas experiências, como a Africa do Sul'. Quando questionado sobre se a Justiça chilena deve julgar Pinochet, o cardeal comentou que ``isso é de jurisprudência do Chile'.

O presidente chileno, Eduardo Frei, fez questao de enfatizar que, durante o encontro que teve com o Papa, nao tratou do assunto Pinochet. ``Estivemos com o Papa Joao Paulo durante cerca de 25 minutos. Ele se mostrou muito interessado no desenvolvimento do Chile, e nos processos de paz na Colômbia, Peru e Equador'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;