Setecidades Titulo Memória
1 9 2 5 O auge do trem. E a reação automobilística. Governar é abrir estradas... ...dizia o presidente do Estado. E a Ford investia em publicidade.

Há exatos 100 anos era lançado em São Paulo o Sedan Ford duas portas, vedete na capa dos jornais

Ademir Medici
Especial para o Diário
12/03/2025 | 08:00
Compartilhar notícia


Na República Velha, Washington Luís Pereira de Sousa fez uma carreira política fulminante, de prefeito de Batatais no final do século XIX a presidente da República até 1930.

Como presidente (governador) do Estado de São Paulo (1920 a 1924) dizia que governar era abrir estradas. E foi o que fez: no antigo município de São Bernardo, deu sequência às obras de Rudge Ramos – restaurador da Estrada do Vergueiro – e pavimentou a subida da Serra com os seus vários monumentos, pontos de parada dos automóveis que iam e, principalmente vinham, do Litoral.

IMPORTADOS

A indústria automobilística brasileira inexistia. Durante décadas, até a era Getúlio Vargas (período legalista) e Juscelino Kubitschek, a importação marcava o segmento. As primeiras montadoras, como a GM e Ford, realmente atuavam na montagem dos veículos cujas peças desembarcavam no Porto de Santos.

O sonho de consumo dos ricaços, dos barões de café, era ter um veículo zero quilômetro, para o que era preciso muito dinheiro e boas estradas.

Vejam o anúncio: num cantinho, a senha, “boas estradas encurtam distâncias, unem povos e trazem progresso”.

SÃO BERNARDO

Washington Luís foi visto várias vezes acompanhando as obras rodoviárias entre a Linha Rio Grande (hoje sede do Distrito de Riacho Grande, em São Bernardo) e a Baixada Santista.

E quando a estrada ficou pronta, modelos como o Fordinho deste “reclame” podiam ser vistos, vez ou outra, cruzando vias como a Marechal Deodoro, em São Bernardo, e Presidente Wilson, rebatizada em São Caetano com o título de Avenida Goiás.

Sócios do Clube do Fordinho preservam essas relíquias.

QUATRO RODAS

As linhas de trem predominavam pelo Estado de São Paulo afora. O transporte animal ainda era forte. Lentamente, o automóvel ia surgindo, com todas as suas consequências.

Crédito do anúncio – Estadão Acervo (12-3-2025)

Crédito da foto 2 – Foto oficial

Washington Luís Pereira de Sousa

COMPREM. Lançamento Ford há 100 anos pela bagatela de 8:200$: o projeto de Washington Luís dera certo

Nas ondas do rádio

Canta Itália

Presença do Frei Diogo e de Agnaldo Moacir Bianchini, orientador e autor de um livro sobre migrantes e imigrantes italianos, “Do Veneto às Fazendas do Brasil”.

No Momento Memória, o italiano e a autonomia do Grande ABC a partir de 12 de março de 1889. 

Produção e apresentação: Marquitho Riotto. Hoje, ao vivo, 20h, com reapresentação no sábado, às 23h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9, em cadeia com a Rádio Web Spaghetti, de São Bernardo.

 

Crédito das fotos 3 e 4 – Luca Dias Gonçalves/DGABC-TV

Crédito da foto 5 – Projeto Memória

PARCEIROS – Frei Diogo e Agnaldo Bianchini: hoje no programa de Marquitho Riotto

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 12 de março de 1995 – Edição 8959

MANCHETE – São Bernardo discute novo polo industrial.

Projeto voltava-se para o bairro Demarchi, em área da propriedade da família Cardamone, de Ribeirão Pires. Previsão é que seriam abertos seis mil novos empregos.

EDITORIAL – Questão maior.

A mobilização do Grande ABC contra a instalação de novos pedágios na Rodovia dos Imigrantes quer evitar que se cometa mais uma injustiça.

GRANDE ABC – Deputados assumem para lutar pela região.

Grande ABC será representado por oito vereados na Alesp: Clovis Volpi, Daniel Marins, Djalma Bom, Gilson Menezes, Israel Zecker, Professor Luizinho, Wagner Lino e Waldir Cartola.

Propostas vão de duplicação de vias até a construção de teleférico na Serra do Mar.

Reportagem: Ricardo Criez e Vera Magalhães.

EM 12 DE MARÇO DE...

1905 – O professor Alfredo Maria de Albuquerque Freitas, do Alto da Serra (Paranapiacaba), em São Bernardo, falta à Inspetoria Geral do Ensino e deixa de ser inspecionado.

1920 – Iolanda Pancelli Capitanio nascia na Linha Jurubatuba, hoje bairro Assunção, em São Bernardo. Filha de Pedro Pancelli e Angelina Savordelli. Viveu até 100 anos de idade.

1940 - Nascia, em Santo André, o Grupo Candinho, por iniciativa de Cândido Oneda, o Candinho, natural de São Caetano e o despachante símbolo do Grande ABC.

1960 - Sancionada a lei municipal 319, de Ribeirão Pires, que alterava os nomes de três ruas locais: Estrada dos Bertoldo passava a se chamar rua Santo Bertoldo; Estrada dos Roncon passava a ser rua Eugênio Roncon; rua C, na Vila Aparecida, recebia o nome de rua Anastácio de Lima.

1960 - Ferroviários conquistavam reajuste salarial e terminavam greve.

1970 - Sociedade São Miguel, de Vila Bastos, inaugurava exposição do pintor Eugênio Mogon, premiado pelo Salão Paulista de Belas Artes.

São Bernardo inaugurava posto de informação e recepção turística no Paço Municipal.

HOJE

Dia do bibliotecário. 

Bem-Aventurado Luiz Orione

12 de março

Italiano (1872 - 1940). Fundador da Congregação dos Padres Orionitas.

Ilustração: Orionitas




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;