Economia Titulo
Inflação medida pelo IPCA-15 sobe em agosto
Do Diário OnLine
25/08/2005 | 10:31
Compartilhar notícia


A inflação medida pelo IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor-15) registrou variação de 0,28% em agosto, acima da taxa de 0,11% apurada em julho, segundo números divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com o resultado, o índice acumula alta de 3,91% no ano.

A conta de telefone fixo, que aumentou 3,39%, representou o principal impacto individual no índice (0,12 ponto percentual). As altas do álcool (+4,22%), da gasolina (+1,14%) e dos salários de empregados domésticos (+1,86%) também pressionaram a inflação.

Vários itens, por outro lado, continuaram a apresentar recuo dos preços, como foi o caso do grupo Alimentação e Bebidas (-0,67%) e energia elétrica (-0,65%).

O IPCA-15 refere-se às famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA. A diferença entre os dois índices está no período de coleta dos preços.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;