Internacional Titulo
General diz nao saber quando democracia voltará ao Paquistao
Do Diário do Grande ABC
29/10/1999 | 15:59
Compartilhar notícia


O novo homem forte do Paquistao, o general Pervez Musharraf, recusou-se a dar um ``calendário específico' para uma volta à democracia no Paquistao, anunciou nesta sexta-feira em Islamabad uma delegaçao ministerial da Comunidade Britânica.

``Embora o general Musharraf nao tenha se comprometido a um calendário específico, nos garantiu que serao tomadas medidas para progredir', disse o chefe da delegaçao, o ministro canadense das Relaçoes Exteriores, Lloyd Axworthy, ao final de uma reuniao com o general golpista.

Durante uma entrevista coletiva, o ministro declarou que as medidas incluem uma reforma eleitoral verdadeiramente independente e ``com prioridade imediata' a organizaçao de eleiçoes por organismos representativos locais.

O general Musharraf, que chegou ao poder em 12 de outubro após ter derrubado o governo de Nawaz Sharif, afirmou que nao queria ser prisioneiro de um ``calendário rígido', afirmou Axworthy.

O ministro canadense informou ainda que Musharraf se comprometeu a respeitar o estado de direito e as liberdades fundamentais.

A comissao ministerial da Comunidade Britânica chegou esta quinta-feira a Islamabad para pedir um calendário de volta à democracia, após ter suspenso o Paquistao da organizaçao através de um golpe de Estado. No mesmo dia, a comissao se reuniu com o presidente Mohamed Rafik Tarar, o chefe do Supremo Tribunal, Saeeduzzaman Siddiqui, e o novo ministro das Relaçoes Exteriores, Abdus Sattar, nomeado por Musharraf. A delegaçao fez ainda entrevistas com os representantes da Liga Muçulmana Paquistanesa de Sharif, que conseguiu uma vitória maciça nas eleiçoes legislativas do mês de fevereiro de 1997.

No entanto, nao pôde contactar Sharif por telefone, que está detido desde 12 de outubro em Rawalpindi, nao longe de Islamabad, apesar da palavra dada pelo general Musharraf. O motivo dado à delegaçao foi a de que Sharif ``nao desejava se explicar por telefone', informou Axworthy.

A comissao se reuniu com a delegaçao de uma aliança de partidos de oposiçao ao ex-governo de Sharif, na qual está o Partido do Povo Paquistanês da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;