Editorial A escalação de cada um dos integrantes de um time é determinante para o desempenho ao longo de uma temporada inteira. Isso vale para o esporte, principalmente o futebol. Mas pode ser levado para outras áreas, dentre elas a administração pública.
No setor esportivo, a escolha de cada uma das peças determina em qual extremo da tabela de classificação o grupo irá figurar. Os que ‘dão liga’ vão lutar por títulos, os medianos ficarão na parte intermediária e os que não funcionam, impreterivelmente, vão brigar para escapar do rebaixamento. No caso das prefeituras, os cidadãos escolhem quem serão os seus ‘comandantes’ para os quatro anos seguintes. E cabe a eles selecionar aqueles que irão ‘jogar’ ao seu lado. Ou seja, os secretários. Nomes que conduzirão as principais áreas da administração e que, com o seu trabalho, terão a missão de fazer com que o prefeito entregue aos moradores as promessas feitas na campanha.
Este grupo é tão importante que, muitas vezes, seus integrantes são apontados como membros do ‘primeiro escalão’. Em sua maioria, são técnicos. Mas também existem os políticos. O importante é saberem como colocar as suas habilidades a serviço da municipalidade, fazendo com que a máquina pública possa andar com destreza, ter a agilidade necessária para encarar as demandas e, principalmente, resolver.
Se no futebol a cobrança é direcionada ao treinador, na administração municipal é o nome do prefeito que vem à boca das pessoas quando não encontram algo que está a contento no município em que residem.
Neste segundo caso, entretanto, saber quem são os ‘auxiliares’ do prefeito pode abreviar alguns caminhos e fazer com que determinadas questões sejam esclarecidas mais brevemente. Diante disso, este Diário tomou a iniciativa de publicar os nomes e os contatos de cada um dos integrantes da ‘comissão técnica’ dos prefeitos empossados em janeiro. Na última semana foram os de Santo André. Hoje, os de São Bernardo, e assim será pelas próximas cinco terças-feiras. Este é um serviço que aproxima o munícipe do poder público.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.