Internacional Titulo
Começa a construção da Torre da Liberdade no Marco Zero em NY
Da AFP
27/04/2006 | 19:42
Compartilhar notícia


Muitas vezes adiada por problemas burocráticos e de segurança, a construção da Torre da Liberdade, o arranha-céus de 541 metros que sucederá as Torres Gêmeas de Nova York, começou nesta quinta-feira, quatro anos e meio depois dos atentados que arrasaram o local.

"Será um símbolo de nossa liberdade e nossa independência", disse à imprensa o governador do Estado de Nova York, George Pataki, enquanto os operários da construção davam início às obras.

"Vamos alcançar novas alturas e reivindicar o horizonte de Nova York", disse Pataki sobre este arranha-céus que reinará na paisagem de Manhattan graças à sua altura, superior em mais de cem metros à do Empire State Building (381 metros). A previsão para o término da construção é de seis anos.

O governador estava acompanhado na cerimônia por seu colega de Nova Jersey (nordeste), Jon Corzine, pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, e por Larry Silverstein, agente imobiliário do Marco Zero.

A construção pôde enfim ser iniciada depois que Silverstein chegou a um acordo com a Autoridade Portuária de Nova Jersey e Nova York, agência responsável pela infra-estrutura pública de transporte como portos e aeroportos, que também é proprietária do Marco Zero.

Silverstein, que havia assinado um contrato para administrar durante 99 anos as Torres Gêmeas menos de dois meses antes dos atentados de 11 de setembro de 2001, disse que se sentia "muito emocionado" enquanto as máquinas começavam a remover a terra.

Em julho de 2005 foi tornada pública a terceira e definitiva versão do projeto do edifício, que incorporou uma base cúbica de 61 metros, coberta com uma mistura reforçada de aço inoxidável e titânio, que oferece um escudo de segurança capaz de resistir a uma grande explosão.

Oito triângulos elevados da base para formar um octágono perfeito e reforçado no centro da estrutura culmina em um parapeito de vidro a 420 metros, a altura das torres-gêmeas destruídas em 11 de setembro de 2001.

O mastro de uma antena elevará o edifício a 1776 pés (541 metros) em alusão ao ano da independência dos Estados Unidos, com um farol desenhado para evocar a tocha da Estátua da Liberdade.

O perfil da torre, que medirá 61 metros, é do mesmo tamanho do perfil original das torres-gêmeas. O edifício terá 230 mil metros quadrados de espaço para escritórios.

Após três modificações em dois anos, a Torre Liberdade, que finalmente verá a luz, perdeu semelhanças com seu projeto original, obra do arquiteto americano Daniel Libeskind como parte de seu plano de reconstrução do Marco Zero.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;