Turismo Titulo
Passeios mostram a fusao cultural de Salvador
Especial para o Diário,
com AJB
11/10/2000 | 17:14
Compartilhar notícia


Uma das visitas imperdíveis é ao Mercado Modelo, antigo prédio da alfândega, cujo porao costumava ser inundado conforme o movimento da maré. De frente para a Baía de Todos os Santos, ali se encontra de tudo um pouco, de comida a artesanato.

  Em 1984, com mais de 300 barracas, ele pegou fogo e foi reformado. Hoje, do lado de fora é possível apreciar rodas de samba e capoeira. 

 Uma das melhores vistas de Salvador é sem dúvida a do Elevador Lacerda. Construído pelo bisavô da atriz Helena Ignês, em 1872, o elevador possui quatro cabines que fazem a ligaçao entre Tomé de Souza, na Cidade Alta, e a praça Cairu, na Cidade Baixa. O sobe-e-desce carrega, em média, 28 mil pessoas por dia. 

 Outros pontos de visitaçao obrigatórios sao a Igreja de Nossa Senhora da Penha, em frente à praia da Penha; o forte de Monte Serrat, do século XVI, com uma vista linda da cidade; a Igreja de Monte Serrat, de 1670; e a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, com sua fachada voltada para o mar.

  Ponto célebre da cidade também é a Igreja do Bonfim, construída por Teodoro de Faria, no século XVIII, para pagar uma promessa. A lavagem da escadaria, que já virou tradiçao, é feita todo segundo domingo de janeiro, e o turista ainda pode aproveitar a oportunidade e comprar as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim. 

 Passando pela avenida do Contorno, o turista chega ao Solar do Unhao, do século XVII, com casa-grande, senzala, capela e moenda, totalmente reformados. Lá, hoje há museu, galeria de arte e restaurante com comida baiana e shows de folclore. 

 O Dique de Tororó, construído pelos holandeses para reforçar a defesa da cidade, foi despoluído; hoje, faz parte do acervo turístico da cidade. Orixás feitos pelo escultor Tati Moreno estao estrategicamente instalados dentro do Dique.

  Durante a noite, com uma iluminaçao dourada, o lugar se torna mágico. Bem em frente fica o estádio Fonte Nova.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;