Política Titulo Requerimento
Danilo Lima fala em criar CPI se falta de água não for resolvida

Presidente da Câmara de São Bernardo cobrou informações da Sabesp sobre desabastecimento na cidade, que em alguns bairros chega a 5 dias

Angelica Richter
20/02/2025 | 08:07
Compartilhar notícia
FOTO: Claudinei Plaza/DGABC

ouça este conteúdo

O presidente da Câmara de São Bernardo, Danilo Lima (Podemos), não descarta a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Investigação) caso a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), recentemente privatizada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), não explique o desabastecimento que afeta diversos bairros do município há dias. 

Na sessão da última quarta-feira (19) da Câmara, os vereadores aprovaram dois requerimentos sobre o tema. O primeiro é uma moção de repúdio à Sabesp pela constante falta de água na cidade. O outro é um pedido de esclarecimentos sobre a interrupção no fornecimento, que tem ocorrido de forma recorrente e sem aviso prévio.

“Em meu celular faz três dias que não param as reclamações, principalmente dos moradores do Grande Alvarenga, do João de Barro, do Parque das Garças, relatando que já estão há cinco dias sem água. Inclusive, esse foi o questionamento de todos os vereadores na Câmara”, afirmou Danilo Lima, ontem, à jornalista Mariana Gutierrez no podcast Política em Cena, do Diário.

Segundo Danilo Lima, a população precisa de resposta. “Imagina não se ter água nem para tomar em um calor como esse? Ainda mais que se paga uma conta que, teoricamente, já não é barata. Então, a Sabesp tem de dar, no mínimo, boas explicações. Vamos esperar a empresa responder e a partir daí podemos pensar em medidas mais drásticas. No máximo, até sexta de manhã têm de nos dar resposta, ou voltar com o abastecimento.” Temperatura no Grande ABC chegou a 35ºC na semana.

A falta de água é crítica e alguns equipamentos públicos estão sendo abastecidos por caminhões-pipa. Inclusive, o prefeito Marcelo Lima (Podemos) esteve ontem à noite na Emeb Arlindo Miguel Teixeira, no Alvarenga, acompanhando pessoalmente esse processo. Além disso, o prefeito instituiu um Comitê de Crise para acompanhar o problema. 

Durante a entrevista, Danilo Lima, que foi reeleito à presidência, falou de alguns projetos que quer implementar nos próximos dois anos, dentre os quais, tornar os procedimentos 100% digitais. Segundo o podemista, hoje esse processo está 60% concluído. Outro objetivo do parlamentar é ampliar a acessibilidade na Casa. 

O vereador também afirmou que está discutindo com os pares a reforma administrativa da Câmara. “Há algumas cobranças de mudanças, do próprio Tribunal de Contas. Temos de nos adequar às novas legislações, e também para pensar no bem-estar dos servidores, como por exemplo, nosso RH (Recursos Humanos) é muito antigo. Trata somente da contratação de pessoas. Não temos uma gestão em que possamos dar mais qualidade (no atendimento) ao servidor”, disse. 

Danilo Lima também projeta uma reforma legislativa, tendo em vista que há leis que já foram até revogadas e ainda constam no arquivo da Câmara. “Pretendemos enxugar. Fazer um revogaço dessas leis que não estão mais em vigor e, quem sabe, até unificar as demais, fazendo códigos de lei. Por exemplo, unificar todas as leis que competem à defesa da mulher e criar o Código da Mulher na Câmara Municipal.”

CONSÓRCIO

O podemista tem intensificado as articulações para que os vereadores tenham participação no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O parlamentar afirmou que já fez contato com os outros seis presidentes dos Legislativos da região e todos foram favoráveis à iniciativa. 

“O próximo passo é fazer um ofício unificado pedindo a entrada dos presidentes das Câmaras no Consórcio, com um suplente, mas também para que os demais vereadores, de tempos em tempos, possam ter reuniões dentro da entidade, dando sugestões e ideias”, afirmou. A entrevista completa está disponível nos canais digitais do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;