Cultura & Lazer Titulo Fruta exótica
MinC reconhece entidade andreense

Associação Caminhos do Cambuci, de Paranapiacaba, é certificada pelo governo federal

Da Redação
09/02/2025 | 08:06
Compartilhar notícia
FOTO: Alex Cavanha/PMSA


A Associação Caminhos do Cambuci de Santo André, com sede em Paranapiacaba, recebeu certificação do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, como Ponto de Cultura, de acordo com os critérios e normativas da Política Nacional Cultura Viva. O reconhecimento valoriza expressões, comunidade, articulação e acesso da rede Cultura Viva para direitos culturais no Brasil.

Com o título, a entidade está habilitada a participar de licitações para obter aporte financeiro e viabilizar a realização de iniciativas, bem como a divulgação do projeto em todo o País.

Segundo o coordenador Ivanio Carvalho, o ponto de partida para solicitar a certificação foi o cambuci, fruta exótica típica da Mata Atlântica e Serra do Mar com grande importância ecológica e cultural. Hoje é também uma fonte valiosa para a comunidade local tanto para o meio ambiente como para a população economicamente ativa que descobriu as potências naturais para impulsionar o desenvolvimento.

Integrantes da Associação tiveram o conhecimento do projeto do governo federal em meados de julho do ano passado. Após buscar assessorias indicadas pelo Ministério da Cultura perceberam que possuíam requisitos para a certificação. Fizeram a inscrição e no fim de 2024 receberam parecer favorável.

A Associação Caminhos do Cambuci atua há 10 anos. Há pouco mais de quatro anos foi registrada formalmente como entidade. A presidente atual é Vanessa Sales, tendo como o vice-presidente, Carlos Eduardo de Faria. A diretoria é composta por outros cinco membros: Ivanio Carvalho, Alzira Pelegrini, Diurley Medeiros, Joacir Maginni e Romario Magalhães.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;