Internacional Titulo
Imprensa elogia gabinete de De La Rúa
Do Diário do Grande ABC
25/11/1999 | 14:14
Compartilhar notícia


O gabinete do presidente eleito Fernando De La Rúa, anunciado quarta-feira, mereceu elogios da imprensa. Os principais jornais argentinos coincidiram em ressaltar que integram a equipe ministerial figuras do primeiro escalao político e intelectual do país.

O La Nación considera que De La Rúa ``foi além de seu estilo próprio de ser e de sentir (mais inclinado a apoiar-se em amigos históricos e sem grandes ambiçoes), decidindo compor um gabinete que, com raras exceçoes, está cercado de figuras de primeira linha da política e da economia'.

Editorial do El Cronista, voltado para assuntos econômicos, comenta que ``embora com matizes próprias motivadas por questoes políticas, trata-se de um gabinete sólido, quase sem improvisos, equilibrado e com um grupo de quatro economistas de primeiro nível que assegura uma importantíssima dose de racionalidade na tomada de decisoes'. No breve pronunciamento de quarta-feira, De La Rúa, acompanhado pelo vice-presidente eleito Carlos Alvarez, pelo futuro chefe de gabinete Rodolfo Terragno e pelos dez ministros disse estar convencido de que havia escolhido ``os melhores'.

Para cumprir a tarefa número um do governo a reduçao drástica de um déficit fiscal alarmante, herança do governo Carlos Menem, além de combater a corrupçao e reduzir as altas taxas de desemprego, foi convidado para o Ministério da Economia, José Luis Machinea, uma nome já esperado. A novidade é que também sao economistas os ministros das Relaçoes Exteriores, Adalberto Rodríguez Giavarini, da Defesa, Ricardo López Murphy, e da Educaçao, Juan Llach.

O Página 12 que criticou a nomeaçao de Llach para a educaçao, por seus antecedentes ideológicos neoliberais reconheceu que o futuro gabinete ``certamente é uma equipe de técnicos e políticos de prestígio'. A controvérsia acerca do gabinete esbarrou exatamente na Educaçao. Líderes de um setor do FREPASO, do sindicato dos professores e da Federaçao Universitária Argentina (FUA) questionaram a suposta falta de apoio de Llach ao ensino público. Sobre ele, pesa também o estigma de ter atuado como forte colaborador do ex-ministro da economia Domingo Cavallo, entre 1991 e 1996.

O futuro ministro da Educaçao tentou na noite de quarta-feira desfazer esse mal-estar. Durante a apresentaçao de seu novo livro, ``Educaçao para todos', declarou que o cerne de sua proposta ``passa por um fortalecimento de todas as instituiçoes públicas de ensino'.

A presença de quatro economistas de tendência moderada no gabinete de Fernando De La Rúa foi em parte equilibrada pela nomeaçao, para a nova pasta da Açao Social, de Graciela Fernández Meijide, um dos expoentes da Frente País Solidário (Frepaso), que junto com a Unión Cívica Radical (UCR) integra a coalizao Aliança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;