Nacional Titulo Festa
Quando é o Carnaval em 2025 e por que a data muda a cada ano?

Em 2024, por exemplo, a terça-feira de carnaval aconteceu no dia 13 de fevereiro, 47 dias antes do domingo de Páscoa, celebrado no dia 31 de março

05/02/2025 | 11:56
Compartilhar notícia
FOTO: André Henriques/DGABC


O Carnaval é um dos períodos mais aguardados do ano e sempre preenchido por shows, desfiles e blocos em todas as regiões do País. Mas, quando exatamente ele vai acontecer em 2025?

A terça-feira de carnaval deste ano está agendada para o dia 4 de março, ou seja, as festas começam no sábado, dia 1º, e se estendem até a Quarta-feira de Cinzas, no dia 5.

As datas da folia alteram ano a ano porque o carnaval está condicionado à data da Páscoa, que é definida pelo calendário lunar, e que vai acontecer no dia 20 de abril este ano, no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio.

O equinócio é o momento do ano em que os hemisférios sul e norte recebem a mesma quantidade de luz solar, conseguindo que a noite e o dia tenham a mesma duração de 12 horas. É neste dia também que acontecem as mudanças das estações de verão para outono, no hemisfério sul, e de inverno para primavera, no hemisfério norte.

Como o equinócio acontece no dia 20 de março, o primeiro domingo depois da lua cheia após esta data, segundo o calendário lunar, cairá no dia 20 de abril, data da Páscoa - com a Sexta-feira da Paixão no dia 18 de abril.

A partir do Domingo de Ramos (dia 13 de abril em 2025), celebrado na Igreja Católica uma semana antes da Páscoa, são contados 40 dias de forma retroativa para chegar à terça-feira de Carnaval, 4 de março - ou, 47 dias a partir da data da Páscoa.

Por conta dessas mudanças do calendário lunar, os carnavais acontecem em momentos diferentes a cada ano. Em 2024, por exemplo, a terça-feira de carnaval aconteceu no dia 13 de fevereiro, 47 dias antes do domingo de Páscoa, celebrado no dia 31 de março.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;