Nacional Titulo Segundo mês

Fevereiro terá feriados nacionais? Veja aqui

Datas comemorativas do mês celebram conquistas e tradições, além de reflexões sobre temas culturais, históricos e sociais

Gabriel Paz
Especial para o Diário
04/02/2025 | 12:15
Compartilhar notícia
Dia 2 de fevereiro de comemora o dia de Iemenjá (FOTO: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Dia 2 de fevereiro de comemora o dia de Iemenjá (FOTO: Fernando Frazão/Agência Brasil) Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Fevereiro começou e traz datas comemorativas que celebram conquistas e tradições, além de reflexões sobre temas culturais, históricos e sociais. Marcado por ser o Fevereiro Laranja, mês da Conscientização da Leucemia, a luta envolve a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Apesar dos importantes registros, o segundo mês do ano não terá feriados nacionais.

Por mais que o mês tenha apenas 28 dias, muitas ocasiões ganham visibilidade no calendário, reunindo temas importantes para a sociedade. No primeiro dia do mês, foi comemorado o Dia do Publicitário, data dedicada aos profissionais da publicidade e propaganda. Este dia serve para reconhecer a importância dessa área no desenvolvimento de campanhas que impactam as pessoas. 

No dia 2, grande parte do Brasil celebrou o Dia de Iemanjá, homenagem a “Rainha do Mar”, onde são ofertados as águas itens como flores, objetos e outros presentes. Hoje, 4, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, que busca promover a conscientização sobre a luta contra a doença, um dos maiores desafios de saúde no mundo. 

DGABC

A data 7 de fevereiro é marcada pelo Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, que foi instituída para marcar a resistência dessas comunidades por respeito, reconhecimento e a preservação de suas terras e tradições. Já dia 15 celebra-se o Dia Internacional do Câncer Infantil, considerado um marco na luta contra o câncer pediátrico, mobilizando profissionais de saúde ao redor do mundo.

Estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Mundial da Justiça Social (20), é uma oportunidade para refletir sobre os direitos humanos, a igualdade de oportunidades e a erradicação da pobreza. 

O último dia do mês (28), é definido pelo Dia Mundial de Combate às LER (Lesões por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). O dia foi escolhido pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). As LER são um conjunto de doenças causadas por atividades repetitivas e contínuas. Já os DORT são um grupo de lesões que afetam os ossos, músculos, ligamentos, tendões e nervos relacionados ao trabalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;