Política Titulo Equipe
Marcelo Lima conta com os ‘sete prefeitos’ unidos no Consórcio

Chefe do Executivo de São Bernardo é oficializado na presidência e declara que, ‘em breve’, Tite vai recolocar São Caetano na entidade

Angelica Richter
29/01/2025 | 07:15
Compartilhar notícia
FOTO: Denis Maciel/DGABC

ouça este conteúdo

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC oficializou ontem o novo comando. Conforme antecipado pelo Diário, o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), assumiu a presidência do colegiado, e Guto Volpi, chefe do Executivo de Ribeirão Pires, ficou como vice. A escolha da dupla, em pleito realizado na sede da entidade, em Santo André, ocorreu por aclamação.

“O mais importante não é a eleição e sim a forma como está sendo conduzido o Consórcio Intermunicipal. Não tem apenas o presidente e o vice. Tem seis prefeitos. Sete, porque o Tite (Campanella-PL, de São Caetano) vamos conseguir convencê-lo e ele estará aqui em breve. Agora não será como antes, apenas por vaidade e ego. Estamos preocupados com a nossa região, em trazer recursos, investimentos e melhorar o Grande ABC”, pontuou Marcelo Lima. 

O prefeito de São Caetano ainda não definiu o retorno da cidade para o colegiado, mas participou da assembleia de ontem. “Vim só como assistente. O Marcelo assumiu a presidência e vim aqui prestar meu apoio a ele. Não faço parte do colegiado, portanto, não tenho direito a voto, mas fiz questão de estar aqui para referendar que é a melhor escolha e também para começar as discussões (regionais) que temos de fazer, como a Faculdade de Medicina do ABC, a Fundação do ABC e algumas pautas que interligam as cidades”, pontuou o liberal. 

São Caetano deixou a entidade regional em 2023, juntamente com São Bernardo. Entretanto, Marcelo Lima oficializou o retorno do município ao colegiado no início do mês, após dois anos de ausência. O podemista é o sexto prefeito de São Bernardo a assumir a presidência do Consórcio Intermunicipal. Até a eleição de ontem, o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi (MDB), estava comandando a entidade interinamente, tendo em vista que seu antecessor no Executivo diademense, José de Filippi Junior (PT), não conseguiu a reeleição no pleito de 2024. 

Entre as primeiras agendas do colegiado estão reuniões com a Polícia Militar, com o governo do Estado e em Brasília, a partir do dia 11. O são-bernardense informou ainda que a próxima reunião do colegiado deve acontecer no Distrito Federal, quando os chefes de Executivo do Grande ABC estarão reunidos para o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. 

VISITA

Em sua primeira agenda como presidente do Consórcio, Marcelo Lima visitou ontem o governador em exercício, Felicio Ramuth (PSD), que estará no cargo até sábado, quando Tarcísio de Freitas (Republicanos) retorna de viagem internacional. 

O encontro, realizado no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, contou com a presença de Aron Galante, ex-prefeito de São Bernardo (1983- 1988), e da ex-primeira-dama e ex-deputada Eni Galante, tia de Ramuth. 

“Estamos trabalhando por conquistas. Já havíamos nos encontrado em São Bernardo na vistoria das obras do BRT-ABC, almoçamos juntos na ocasião e, agora, viemos ao Palácio dialogar sobre o presente e o futuro”, afirmou Marcelo Lima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;