Economia Titulo
Sena aposta em manutençao da Selic e do viés neutro
Do Diário do Grande ABC
05/10/1999 | 19:05
Compartilhar notícia


O ex-diretor do Banco Central, José Júlio Sena, da MCM Consultores, acredita que a taxa Selic será mantida em 19%, com a permanência do viés neutro, na reuniao do Copom desta quarta-feira. Essa avaliaçao foi reforçada pela decisao, desta tarde, do Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve (Fomc), de manter as taxas de juros inalteradas, em 5,25%, com a adoçao de um viés de alta.

"Aumentar os juros agora é tudo o que o Banco Central nao quer e que o governo brasileiro nao precisa", afirmou Sena, nao admitindo nem mesmo alteraçao no viés. "Num país maduro, como os Estados Unidos, o anúncio de um viés de alta já provoca um estrago danado", disse, referindo-se à queda no índice Dow Jones e em outros mercados. "Para uma economia com um grau de incerteza, como a do Brasil, o único efeito prático de um viés de alta seria espalhar o terror."

De acordo com Sena, nao há possibilidade de alteraçao da taxa Selic por uma série de fatores: o prêmio de risco do País aumentou relativamente a seus concorrentes (Argentina e México), as taxas de juros de longo prazo estao mais altas no momento do que na última reuniao do Copom e o nível da taxa de câmbio está mais alto do que o esperado.

"A situaçao recomenda prudência", disse Sena, que nao arriscou uma previsao para o patamar da taxa Selic até o final deste ano. "O grau de incerteza aumentou. É preciso acompanhar a economia passo a passo", ponderou. Segundo ele, só quando solucionar o "dispêndio público" o governo terá um ajuste efetivo e bom para a situaçao econômica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;