Política Titulo Saúde
Diadema iniciará mutirão de exames a partir de fevereiro, afirma secretário

Fila supera100 mil pessoas; meta é reduzir em 70% a espera em até 100 dias

Angelica Richter
27/01/2025 | 08:33
Compartilhar notícia
FOTO: Denis Maciel/DGABC

ouça este conteúdo

 O governo do prefeito de Diadema, Taka Yamauchi (MDB), dará início em 1º fevereiro a uma força-tarefa para zerar a fila para exames. Hoje, estão à espera por consultas especializadas e exames mais de 110 mil pacientes. O secretário de Saúde do município, médico Antonio Carlos Nascimento, afirmou ao Diário que o objetivo do mutirão é que 70% dos exames em aguardo sejam realizados em até 100 dias.

“A maior fila de espera é por ultrassonografias. Perto de 26 mil. Raio-X também tem uma fila enorme, 13 mil, e 4.000 pacientes aguardam por tomografias computadorizadas. A fila se estende por outros exames, mas esses causam impacto maior”, destacou.

Segundo Antonio Carlos, há um tomógrafo parado devido à ausência de manutenção. Porém, a secretaria já está em tratativas com a prestadora de serviços de tomografia para uma solução. “Tudo indica que teremos um tomógrafo novo nos próximos 15 dias e poderemos iniciar os exames. Se tudo correr bem, dentro de três a quatro meses teremos findado também essa demanda”, disse.

O secretário afirmou que é difícil falar da administração anterior, por não conhecer “as dores que viveram”, mas o cenário da saúde entregue para a atual gestão “é bastante complexo e ruim”. 

Antonio Carlos destacou ainda que os equipamentos de saúde estão comprometidos, seja na estrutura ou no funcionamento. “Agora é uma questão de solucionar e ‘fazer do limão uma limonada’”, disse.

A cada fim de semana a Secretaria de Saúde promoverá força-tarefa de exames. Entretanto, o secretário informou que durante a semana será, em alguns casos, triplicado o número de procedimentos realizados. Os pacientes serão chamados por ordem cronológica. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;