Internacional Titulo
Cadáver de líder rebelde é exumado no Peru
Das Agências
13/03/2001 | 17:14
Compartilhar notícia


O cadáver de Nestor Cerpa Cartolini, chefe de um comando guerrilheiro que capturou reféns na residência do embaixador do Japão em Lima em 1996, foi exumado nesta terça-feira por autoridades judiciais que investigam os rebeldes foram executados após rendição.

O corpo tinha "o crânio destroçado e partido pela metade", disse Gloria Cano, advogada da Associação Pro-Direitos Humanos (Aprode), que respalda uma denúncia dos familiares de Cerpa.

Segundo esta denúncia, no resgate dos reféns, no dia 22 de abril de 1997, comandos de elite do exército executaram vários membros do Movimento Revolucionário Tupac Amaru (MRTA) depois que depuseram as armas.

O corpo foi retirado de seu túmulo, em um cemitério dos arredores de Lima, em meio aos gritos de numerosos presentes, que gritavam em coro frases contra o ex-presidente Alberto Fujimori e seu ex-assessor Vladimiro Montesinos, acusando-os de "assassinos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;