Setecidades Titulo Memória
Os Mensageiros da Paz Maurinho constrói viola Clemente só toca. E os dois compõem Acompanhem no YouTube E ouçam: Anjos de Branco Composição de Maurinho... ...rastelada de Clemente.

Clemente e Maurinho deram um show na TV do Diário do Grande ABC e se transformaram em pauta para a reedição do livro ‘Programa de Auditório’, lançado em 2002 num grande show no Teatro Municipal de Santo André

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/01/2025 | 08:00
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

UMA ESTRELA

Inezita Barroso veio ao programa de Ivan de Farias, que antecedia o de Clemente e Maurinho na Emissora ABC. Os dois programas acabaram se unindo. Todos queriam tirar o máximo de informações da querida Inezita.

- Inezita, há 50 anos, como era uma mulher participar de um programa no meio de tanto marmanjo? – lascou Clemente.

- Ih, filho. Eu chutei muito pau de barraca. Briguei até com a família. Mas hoje estou bem com todos... – respondeu a estrela da música e do folclore nacional, artista, verdadeira professora.

Muita coisa mudou no rádio do Grande ABC desde o lançamento do livro “Programa de Auditório”, escrito no ano 2000, lançado em 2002. Novos programas estrearam, novos radialistas surgiram, embalados pela semeadura de faculdades de comunicação, de rádio e tv.

Na entrevista que Memória fez com Clemente e Maurinho, descobrimos: na década de 1960 ainda havia programas de auditório nas quatro emissoras pioneiras do Grande ABC.

Nestes auditórios se apresentou a dupla Paulistinha e Zequinha, dois irmãos. Paulistinha, o primeiro nome artístico de Clementino Gonzaga, o Clemente da dupla com Maurinho.

Zequinha irmão de Clementino. Já Maurinho, quando formou dupla com Clemente, não teve oportunidade de se apresentar nos auditórios das rádios, pois estes já não existiam na segunda metade da década de 1980, quando a nova dupla se formou na igreja do bairro Paraíso, em Santo André. Iriam surgir outros palcos, como o da Associação dos Moradores do Parque Oratório, o famoso “PO”, ontem aqui descrito.

E VEIO A PANDEMIA...

Clemente e Maurinho atualizaram-se. Suas canções mantêm raízes sertanejas, mas focalizam temas atuais. A composição “Anjos de Branco” foi escrita durante a pandemia, em homenagem aos médicos e enfermeiros que tombaram vítimas da Covid-19.

Maurinho compôs, Clemente “deu uma rastelada”, como ele diz, uma espécie de arranjo na composição do amigo de tantas aventuras.

Maurinho fabrica e conserta violões e violas. Em sua oficina tem uma harpa a espera de reparos.

- Eu só toco viola. Quem faz é o Maurinho.

E o título “Os Mensageiros da Paz”?

- Quem nos batizou foi o apresentador Reginaldo Camarão. “Mensageiros da Paz” é a nossa marca. Temos até uma música com esse título.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Sucedem-se as duplas

De Chitãozinho e Xororó...

...a Jocimar e Josinaldo.

Uma foto com Nhô Teófilo.

E um desafio: gravar MPB

Da obra de Gustavo Cópia

NO AR

A entrevista com Clemente e Maurinho à TV do Diário do Grande ABC está no site www.dgabc.com.br e demais plataformas do Diário.

Participação: Gustavo Cópia, jornalista.

 

Crédito das fotos 1 e 2 – Acervo: Clemente; reproduções: Vitor Betega

RODA VIVA. Clemente e Maurinho com Inezita Barbosa; Paulistinha e Zequinha chegam ao Grande ABC no tempo dos chamados palco-auditórios: a música sertaneja respira

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 27 de janeiro de 1995 – Edição 8921

MANCHETE – Consórcio se reúne e define reivindicações a Mário Covas.

Dez itens seriam apresentados ao governador do Estado em início de mandato, entre os quais:

Municipalização da Sabesp para as cidades interessadas.

Combate às enchentes.

Criação da Universidade do Grande ABC.

Discussão dos pedágios na Imigrantes.

Revisão da Lei de Proteção aos Mananciais.

INDÚSTRIA – General Motors do Brasil completava 70 anos com o objetivo de saltar dos então 22% do mercado nacional para 30%.

SHOW INTERNACIONAL – Rolling Stones em São Paulo com o primeiro show no Brasil: às 22h30 no Pacaembu.

ACIARP

Uma história de 65 anos

Em 27 de janeiro de 1960 era fundada a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires, em assembleia realizada no Ribeirão Pires FC. Arthur Gonçalves de Souza Júnior foi o primeiro presidente; Ricardo José Cardoso é o presidente atual.

Ao longo destas seis décadas e meia presidiram a Acerp: Arthur Gonçalves de Souza Júnior, Roberto Redivo, Francisco José Zampol, Dárcio Zampol, Ernesto Menato, Maria de Lourdes Zampol dos Reis, Sergio Poloni dos Reis, Eduardo Antonio dos Santos Nogueira, Marcelo Dias Menato, Ricardo Nardelli Junior, Gerardo Pedro Sauter e Ricardo José Cardoso.

Crédito da foto 3 – Divulgação

GALERIA. Da capa da revista da Aciarp em março de 2020 aos 60 anos da Aciarp. E cinco anos se passaram...

EM 27 DE JANEIRO DE...

1880 - Thomas Edison patenteia a lâmpada elétrica.

1905 – Roma, 23 – A caça da raposa da Vila Appia esteve esplendida.

1970 - 365 candidatos participaram do exame de Latim no vestibular ao curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André. 

Uma das questões foi a seguinte: traduzir a frase "Quod consilium das mihi?"; ou seja: "Que conselho me dás?".

EM JANEIRO DE 1955...

VISITA

Dia 13, oficiais da Marinha de Guerra voltavam a Santo André, desta vez para visitar a Pirelli (4.200 funcionários) e Laminação Nacional de Metais (1.800).

Os visitantes foram recebidos por Antonio Braga, da Acisa, e Haroldo Santos Abreu, advogado do Ciesp. Almoçaram na cozinha do SESI.

NORDESTE

Dia 15, o presidente Café Filho inaugurava a Usila Elétrica de Paulo Afonso, aproveitando o potencial hidroelétrico do Rio São Francisco para atender a sete Estados.

Propagava-se: “A cachoeira domada”.

CARNAVAL

Estações de rádio e TV começavam a divulgar o Carnaval 1955. Na linha de frente, artistas como Ataulfo Alves e suas pastoras, Blecaute, Heitor dos prazeres e sua escola de samba, Herivelton Martins e seu conjunto.

A cantora Araci de Almeida tinha programa aos sábados na Rádio Record, “a maior”.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Hoje é o aniversário de Itacaré (BA), Lupionópolis (PR) e Pedro Leopoldo (MG).

HOJE

Dia da Elevação do Brasil a Vice-Reinado (1763). Terminava o Governo-Geral, com a mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro.

Dia do Orador

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Santa Ângela de Mérici

27 de janeiro

(Bréscia 1470-1540). Fundou a Congregação das Irmãs Ursulinas, voltada à educação cristã das jovens.

Imagem: Aci Digital (divulgação)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;