Política Titulo Eleita
Rosi é escolhida como vice de Dedé

Anúncio da ex-secretária de Ribeirão depende de arestas a serem aparadas no grupo governista

Cynthia Tavares
do Diário do Grande ABC
19/06/2012 | 07:49
Compartilhar notícia


Rosi de Marco (PV) é a vice na chapa de Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS), para concorrer à Prefeitura de Ribeirão Pires. O anúncio será feito na quinta-feira durante reunião com os partidos aliados.

O nome está definido há um tempo. Porém, a ex-secretária de Educação e Inclusão Social ainda sofre resistência de pessoas influentes dentro do reduto governista. A oficialização dela na chapa estava programada para semana passada, mas foi adiada para apaziguar os ânimos dos rebeldes. O anúncio dias antes da convenção, marcada para domingo, é estratégia justamente para evitar margem de manobra dos mais exaltados.

Além dos problemas internos, Rosi teve que desbancar o vereador Jorge Luis de Moraes, o Jorginho da Autoescola (DEM). O democrata apareceu bem colocado nas três pesquisas de intenção de voto para definir o nome de vice. O parlamentar tem reduto no bairro de Ouro Fino, maior colégio eleitoral da cidade, e tem bom trânsito com o segmento religioso.

O vereador Antônio Muraki (PTB) era outro que estava pleiteando a vice, mas acabou ficando pelo caminho. O petebista não conseguiu ganhar a confiança de Dedé e de seu grupo político.

Com a indicação de Rosi, o prefeito Clóvis Volpi (PV) consegue resolver dois problemas. O primeiro é com seu partido. Desde o ano passado, a coordenadora do PV na bacia hidrográfica do Grande ABC, Vera Motta, critica o chefe do Executivo por não indicar um sucessor do PV. Como a legenda não tinha quadro político para a indicação - perdeu todos seus vereadores -, Volpi tirou Rosi do PR e a filiou no PV. A manobra foi para conceder a vaga de vice para a ex-secretária.

O segundo problema é a presença feminina na chapa majoritária. A eleição em Ribeirão contará com presença efetiva das mulheres. O PT indicou a ex-prefeita e professora Maria Inês Soares para concorrer ao Paço e tentar retomar o poder após oito anos. O pré-candidato do PMDB, Saulo Benevides, escolheu Lair Moura Sala Jusevicius, a Lair da Apae (PSC), para dividir a chapa.

Segundo fontes ouvidas pelo Diário, Rosi foi a melhor opção pelo seu trabalho frente à Pasta de Educação. A boa análise do trabalho somada à conjuntura política foi essencial para a indicação.

 

CONSOLO

Durante a oficialização do PSDB no grupo de aliados do governo, ontem, na Câmara, Dedé não poupou elogios a Jorginho. Segundo o popular-socialista, o democrata foi essencial na construção da aliança. DEM e PSDB devem coligar na proporcional.

 

Popular-socialista usará internet para fazer plano de governo

 

O pré-candidato ao Paço de Ribeirão Pires Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS), usará a internet para elaborar seu plano de governo. Os munícipes poderão enviar sugestões sobre melhorias na cidade por meio do site, que entrará no ar em julho.

Primeiramente, o internauta poderá tratar de necessidades do seu bairro. Na segunda oportunidade, serão tratadas as questões mais gerais da cidade, como Saúde e Educação.

A expectativa da coordenação de campanha é que o serviço esteja disponível a partir do dia 20. O resultado será conhecido em setembro, quando o plano de governo será finalizado.

"Pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas) revelou que 50% das casas em Ribeirão têm acesso à internet. É um dado importante que queremos explorar", afirmou o popular-socialista.

As redes sociais serão ferramenta essencial no processo de captação de informações para formular as propostas. Coordenadores da pré-campanha analisaram que a participação dos munícipes será mais efetiva com a divulgação do serviço de sugestão em páginas como Facebook e Twitter.

A elaboração das propostas será dividida em três partes: debate com os pré-candidatos a vereador, com os partidos aliados e o contato com a população durante o primeiro mês de campanha. "Vamos apresentar uma prévia (do plano de governo) no registro de candidatura", ressaltou Dedé. CT




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;