Economia Titulo
Número de vagas aumenta 38% em outubro
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
25/11/2007 | 07:11
Compartilhar notícia


Outubro foi sinônimo de bons índices para o mercado de trabalho, com recordes de geração de vagas pelo IBGE, pelo Ministério do Trabalho e pelo Dieese.

Em pesquisa feita pela Manager Assessoria em Recursos Humanos, a performance positiva também se confirmou. Segundo a empresa, o número de postos de trabalho abertos em todo o País registrou expansão de 38%, ante o mesmo mês do ano passado, saltando de 2.592 vagas para 3.570.

Se comparado ao volume de vagas de setembro deste ano, o aumento foi de 23,70%. "O principal responsável pelo aumento no número de vagas no País é a expansão da economia brasileira. As empresas acabam investindo mais e, com isso, ampliam o campo de trabalho", explica o presidente Manager, Hélio Terra.

Segundo ele, o Brasil está sendo visto com bons olhos por investidores nacionais e estrangeiros e muitas empresas, por isso já divulgam planos de expansão no País - a fim de atender às necessidades de uma população com poder aquisitivo cada dia maior. Como exemplo, Terra cita as facilidades para se conseguir crédito atualmente, sem burocracia.

Índices - Na pesquisa da Manager, a área administrativa lidera o ranking de empregos gerados, com alta de 337,07%, na comparação com outubro do ano passado.

O setor de RH (Recursos Humanos) também se destacou, com expansão de 97,13% no período. A única área que andou na contramão do emprego foi o setor financeiro, com recuo de 40,19% na geração de postos de trabalho. Vale lembrar que em setembro foi a data-base da categoria, e apesar dos lucros que os bancos vêm registrando, as instituições puxaram o freio de mão do emprego.

Um dos destaques da pesquisa é elevada demanda por engenheiros para trabalhar no setor administrativo, onde 33,69% das companhias requisitaram esse tipo de profissional.

"Os engenheiros podem trabalhar em diversas áreas devido à formação acadêmica", explica Neli Barboza, gerente da corporação. Segundo ela, com o crescimento das oportunidades, a dica é que os profissionais busquem o maior nível de qualificação possível, pois aí estão as melhores chances de emprego e de salários mais altos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;