Levantamento da CPTM enviado ao ‘Diário’ revela aumento de 9,8% em relação a 2023
A rotina agitada dos passageiros nas nove estações da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que atendem o Grande ABC deixou um rastro significativo em 2024: 10.336 itens foram registrados na Central de Achados e Perdidos da companhia provenientes da região. O número representa um aumento de 8,9% em relação ao ano anterior, quando 9.494 objetos foram encontrados nas estações das sete cidades.
O levantamento exclusivo, enviado pela CPTM ao Diário, levou em consideração as estações São Caetano, Utinga, Prefeito Saladino, Santo André, Capuava, Mauá, Guapituba, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Entre os itens recebidos, documentos dominaram as estatísticas, somando 6.829 registros (66%). O restante, 3.507 (34%), incluía desde celulares e guarda-chuvas até itens inusitados como uma bicicleta, um aspirador de pó e uma cadeira de rodas infantil.
A Central de Achados e Perdidos da CPTM devolveu 3.066 dos itens encontrados nas estações do Grande ABC em 2024 (29,6% do total recebido). A estação Santo André liderou como a que mais registrou perdas, com 2.640 itens. A taxa de devolução nessa unidade foi de 34%. (O ranking completo pode ser visto na tabela abaixo)
“Muitos desses itens achados no Grande ABC foram devolvidos aos passageiros por meio da nossa busca ativa, uma tarefa investigativa para a identificação do proprietário. A equipe realiza uma pesquisa minuciosa a partir de indícios nem sempre evidentes, que passa por etapas de procura em cadastro de passageiros, além de consultas ao Diário Oficial, contato com organizações, instituições e pessoas que podem servir de intermediários. Do total devolvido à região, 48% dos itens foram por busca ativa”, explica Vandeir Souza dos Santos, assessor executivo do Relacionamento com o Passageiro.
GERAL
No geral, a Central de Achados e Perdidos da CPTM recebeu 68.181 itens em 2024, marcando um crescimento modesto de 0,21% em comparação a 2023 (68.035 itens) e um salto expressivo de 12,9% em relação a 2022 (60.407). Documentos seguiram como os campeões de esquecimentos, representando 65,7% do total (44.791 itens), enquanto os demais 34,3% (23.390) eram objetos variados.
O destino dos itens esquecidos está sob rigoroso protocolo. Os objetos ficam armazenados por até 60 dias, período em que a equipe da CPTM se dedica a localizar os proprietários. Quando isso não é possível, os itens são destinados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Já os documentos são encaminhados aos órgãos emissores, enquanto cartões bancários são destruídos para evitar fraudes.
A Central de Achados e Perdidos está localizada na estação Palmeiras-Barra Funda, na Linha 7-Rubi. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Os passageiros também podem buscar informações pelo telefone 0800 055-0121 ou pelo e-mail passageiro@cptm.sp.gov.br.
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